Parceria com a Vindhia Telelinks coloca Visabeira no caminho para a Índia

Junho 16, 2015 | Economia

Na sequência do Memorando de Entendimento assinado em 2013, a Visabeira Global, do Grupo Visabeira, assinou em Viseu uma parceria com a M. P. Birla Group, uma das maiores companhias industriais da Índia, que irá permitir, no prazo de 60 dias, a constituição de uma empresa de capitais mistos para operar nos sectores das telecomunicações, energia e construção: a Birla Visabeira Private Limited.

O acordo entre o grupo viseense e a empresa Vindhia Telelinks Limited – cotada na bolsa de valores da Índia e a integrar um grupo de empresas proeminentes que, neste país, apresentam soluções chave-na-mão nos segmentos da energia e telecomunicações -, foi assinado no Hotel Montebelo pelo presidente da Visabeira Global, João Castro, e pelo presidente do M.P. Birla Group, Y.S.Lodha. A cerimónia contou com a presença do embaixador da Índia em Portugal, Jitendra Nath Misra, e do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

“A actividade da Birla Visabeira arrancará, até ao final de 2015, com dois projectos atribuídos na Índia: um dedicado à construção da uma rede de fibra óptica e outro à construção de infra-estruturas para a distribuição de electricidade. Após a consolidação no mercado indiano, a Birla Visabeira tem como objectivo estender, nos próximos anos, as suas operações a outros países daquela região do globo”, informou o presidente da Visabeira Global.

No ramo das telecomunicações, adiantou João Castro, a Birla Visabeira Private Limited centrar-se-á no projecto, construção e manutenção de infra-estruturas de rede fixa e rede móvel, nomeadamente torres de telecomunicações, redes de banda larga, redes domésticas de fibra, redes TV cabo e soluções de conectividade, e gestão no segmento empresarial. No mesmo sector, estarão ainda incluídos a concepção, o projecto, o ‘procurement’ (aquisição), a construção, instalação, manutenção e operação de redes de fibra óptica”, acrescentou.

Na construção, a Birla Visabeira estará capacitada para a construção e manutenção de infra-estruturas rodoviárias e caminhos-de-ferro, electrificação, sinalização e comunicações em transportes ferroviários e rede de metropolitano, para além do envolvimento da futura empresa em projectos no sector dos transportes urbanos.

Outra operação da Birla Visabeira na Índia, será na área ambiental, nomeadamente no tratamento de água, tratamento de lixo, tratamento de efluentes e abastecimento de água às comunidades urbanas e rurais. Já no campo da energia, desenvolverá a sua acção na rede de transporte e distribuição da energia eléctrica, e na exploração e distribuição da energia eólica e fotovoltaica.

“Convidamos as companhias portuguesas a investir na Índia, um país que oferece grandes oportunidades de investimento, não apenas para nos ajudarem, mas também para ali fazerem dinheiro”, desafiou, no final da cerimónia, o embaixador indiano.

Para o presidente da Câmara de Viseu, que classificou o acordo como “um momento histórico”, esta parceria “é uma forma de abrir a região ao mundo. Espero, por um lado, que signifique o incremento de relações entre Portugal e a Índia e, por outro, a disponibilidade para que Viseu seja destino de investimento deste grupo da Índia”, concluiu Almeida Henriques.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.