Cinco novas empresas avançaram este ano com a aquisição de lotes na Zona Industrial de Lamego, de modo a beneficiarem das infraestruturas e dos acessos rodoviários de qualidade que este parque industrial de referência na região do Douro disponibiliza. A concretização destes novos investimentos vai dinamizar o tecido económico local e alargar a oferta de trabalho disponível.
Desde 2007 diversas empresas já materializaram o seu interesse em criar ou expandir o seu negócio, adquirindo à Câmara Municipal de Lamego 16 lotes de terreno com o objetivo de fixarem naquele local as suas indústrias. A escassos cinco quilómetros da A24, esta área de acolhimento tem recebido sobretudo empresas dos setores oficinal e logístico, mas também estão ali a laborar pequenas e médias empresas nas áreas da indústria de granitos, comércio de combustíveis e armazenamento de frutas. Em breve, vão-se juntar a estas as firmas “Grani Tsaj”, “Tecdoor”, “cryseia”, “P. Pinto – Importação e Exportação de Frutas ” e “Gilberto Rua Unipessoal” que já começaram ou vão começar os trabalhos de construção das novas instalações.
O Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, explica que este local garante às empresas uma localização privilegiada indispensável ao desenvolvimento da sua atividade, pois no futuro está previsto que passe a norte o troço do IC 26 que ligará Lamego a Trancoso. Acrescenta ainda que as empresas a instalar não podem ser poluentes e que, para evitar a especulação imobiliária abusiva, o licenciamento das unidades tem que ocorrer no prazo de um ano. Caso contrário, a autarquia retoma o lote.