O secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Santiago Albuquerque, o prestigiado jornalista de vinhos brasileiro, Jorge Carrara, e o crítico de vinhos internacional Paul White, já fazem parte do grupo de 300 confrades da Confraria dos Enófilos do Dão. Uma instituição à qual aderiram também o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro e o presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro.
A cerimónia de entronização decorreu no último domingo (9 de Setembro) no Solar do Vinho do Dão, onde os novos confrades se comprometeram a “defender e promover o Vinho do Dão”, enquanto produto maior da centenária e primeira Região Demarcada portuguesa de vinhos não licorosos. Por motivos de agenda, não se concretizou, como estava previsto acontecer em Nelas, a entronização da ministra da Agricultura, Assunção Cristas.
Da Confraria dos Enófilos do Dão já fazem parte 300 confrades, entre os quais relevantes nomes da vida pública portuguesa: Durão Barroso, Jorge Sampaio, Amália Rodrigues, Condessa de Santar, D. Duarte Pio de Bragança, Vítor Sobral, Luís Américo, Hélio Loureiro e Chakall, José Fonseca e Costa, Paulo Teixeira Pinto, Vasco D´Avillez, António Homem Cardoso, e os jornalistas João Paulo Martins, José Salvador, Luís Costa, Luís Baila, Fátima Campos Ferreira, Aníbal Coutinho, Rui Falcão, Célia Lourenço, Ricardo Castilho, entre outros.