Na apresentação da Estratégia de Desenvolvimento Económico e Industrial de Nelas para os próximos 10/20 anos, no 3.º Seminário de Empreendedorismo – Inovação, Formação e Criação de Emprego que decorreu na última terça-feira no edifício Multiusos, e na presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, o presidente da Autarquia, José Borges da Silva, revelou a intenção de serem criadas neste concelho mais duas áreas de acolhimento empresarial, a juntar às três já existentes.
“É muito importante que o titular da pasta da Economia conheça a realidade industrial do concelho de Nelas. Estamos há dois anos e meio na Câmara e temos privilegiado a visita de governantes ligados à área da economia, da internacionalização, inovação e do ambiente”, reconheceu o autarca no final de uma visita que Manuel Caldeira Cabral fez às instalações da Borgstena Têxtil, Movecho e Faurecia. Três empresas de sucesso e três testemunhos apresentados depois ao longo Seminário que encheu o edifício Multiusos.
Na sua deslocação ao concelho de Nelas, o Ministro esteve também em Santar, onde enalteceu o projeto “Santar, Garden Village” exemplo ímpar de união entre as pessoas da terra que colaboram com empenho e dedicação num projecto comum que valoriza todo um patrimonial e identidade local e cultural.
Reforçando a “necessidade de potenciar a cultura empresarial local”, que neste momento assenta em 264 empresas, 12 mil hectares de área agrícola, dos quais mil são dedicados ao cultivo de vinha, e no turismo que dispõe de 750 camas, posicionando o Concelho na vanguarda dos Municípios que fazem parte da Comunidade Intermunicipal Dão Lafões, ocupando o terceiro lugar em termos de oferta hoteleira, Borges da Silva destacou os números alcançados pelo tecido empresarial instalado em Nelas. Desde as exportações, que ascendem a mais de 200 milhões de euros, até à criação de mais de mil postos de trabalho.
O autarca destacou ainda a disponibilidade da Câmara Municipal para desenvolver projectos no âmbito do Quadro Comunitário para alargar zonas de acolhimento industrial, criando fortes alicerces para a implantação de novas empresas que fortaleçam o tecido industrial local. Nomeadamente para a ampliação da Zona Industrial 1, na estrada de Mangualde, e para a reabilitação de 13 hectares na zona dos fornos eléctricos em Canas de Senhorim.
O 3. Seminário de Empreendedorismo – Inovação, Formação e Criação de Emprego, incluiu ainda a assinatura de dois protocolos: o Protocolo “Formação Profissional & Empregabilidade” entre a Câmara Municipal de Nelas e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, representado pelo delegado Regional, António Alberto Costa, que visa a implementação e instalação de uma extensão do Centro de Formação Profissional de Viseu, constituindo um Pólo de Formação na Zona Industrial I de Nelas, integrado na estratégia de desenvolvimento económico industrial do Concelho de Nelas; e o Protocolo entre a Câmara Municipal de Nelas e o Instituto Politécnico de Viseu, representado pelo presidente Fernando Sebastião, que visa a criação de mecanismos e dinamização de apoios estruturais ao empreendedorismo criativo e tecnológico.