Município de Viseu mehora situação financeira em 6,5 milhões de euros

Outubro 17, 2014 | Economia

Nos últimos 12 meses o Município de Viseu “melhorou a sua situação financeira em 6,5 milhões de euros”. Na última sessão da Assembleia Municipal, e num balanço à actividade autárquica, um ano depois de ter sido eleito, na presidência da Câmara, Almeida Henriques destacou a “boa gestão financeira” com os números da gestão de ativos e das dividas do município.

“O saldo de gerência é hoje de 26 milhões de euros, mais 3 milhões do que há um ano atrás, fundos estes que são suficientes para cobrir quase 15 vezes as dívidas de curto prazo contra o rácio de 11,1 por cento em 2013, representando 121% das dívidas de médio e longo prazo, contra os 92 por cento de há um ano atrás”, revelou o autarca.

Almeida Henriques sublinhou o esforço de diminuição, também ao longo do último ano, das dívidas de curto, médio e longo prazo em mais de 3,5 milhões de euros face a Setembro de 2013. “A boa gestão financeira é uma condição positiva para a realização de futuros investimentos estruturantes na cidade e no concelho, nomeadamente daqueles que queremos candidatar ao futuro QREN. A melhoria da coesão local e a atratividade de Viseu para a economia e o investimento privado são também favorecidos com a boa saúde financeira do município”.

Na sua intervenção na Assembleia Municipal, Almeida Henriques atualizou também os números do investimento municipal nas freguesias, no seu mandato. “Desde a minha tomada de posse, a transferência para as freguesias ascende a 2,5 milhões de euros. Diz bem da aposta que fazemos na descentralização e na economia local”, reconheceu o autarca, rejeitando assim as críticas “absolutamente falsas” de que a Câmara estaria a “desbaratar os saldos herdados ou a consumir os seus recursos, degradando a boa situação que o anterior executivo deixou aos novos eleitos”.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.