«Mercado dos Lavradores» leva produtos da terra ao Mercado 2 de Maio

Maio 21, 2014 | Economia

Três dezenas de operadores vão comercializar os seus produtos no Mercado 2 de Maio, naquele que será, a 24 destes mês de Maio, o primeiro «Mercado dos Lavradores, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Viseu e que funcionará, segundo o presidente da Autarquia, Almeida Henriques, como um bom ensaio e uma montra para os produtos agroalimentares que constituem a identidade e o potencial da região. “É também mais um compromisso eleitoral que se cumpre”, sublinhou o autarca na apresentação do evento.

A segunda edição do «Mercado dos Lavradores» está já calendarizada para 28 de Junho, esta com o objectivo, segundo Almeida Henriques, de levar ao 2 de Maio apenas uma mostra de produtos DOP, DOC, agricultura biológica, ou com algum topo de certificação ou de reconhecida tipicidade. “Queremos evoluir para um mercado ‘gourmet’ de Viseu, com uma oferta de qualidade e autêntica”, concluiu.

O “Mercado dos Lavradores” leva ao coração da cidade uma seleção do que de melhor Viseu –  concelho e região -, tem para oferecer em produtos alimentares, vinhos e artesanato. Com esta iniciativa, o Município quer cumprir um duplo objetivo: revalorizar o Mercado 2 de Maio, restituindo-o à população e aos visitantes com novos usos e experiências, e trazer à cidade ativos rurais e agroalimentares produzidos por pequenos operadores, com autenticidade e qualidade reconhecidas.

Com início às 14 horas, o evento prolonga-se até às 21 horas e terá um momento dedicado a um show cooking pelo chef Diogo Rocha, da Mesa de Lemos (Quinta de Lemos). O chef fará as compras dos ingredientes na manhã de sábado no Mercado Municipal, a partir das 10 horas.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.