Desde que foi criada, em 1996, a Associação de Apicultores da Serra do Caramulo (AASC) não mais parou na dinamização de uma actividade que se assume hoje como uma das mais importantes fontes de rendimento das populações serranas. “Podemos afirmar a aposta está ganha. A tal ponto que o mel do Caramulo já não chega para as encomendas”, reconhece a direcção da colectividade.
É neste contexto que a Associação realiza a 26 de Agosto, no Parque das Festas de Santa Margarida, a sexta edição da Festa do Mel que, mais uma vez, tem como objectivo a promoção e comercialização do mel que se produz na Serra do Caramulo, apostando, ao mesmo tempo, na divulgação do artesanato da região. A adesão dos apicultores e artesãos da região tem sido positiva. Ao longo dos anos o número de colaboradores e artesãos tem aumentado”, confirma a organização.
Para além da vertente da promoção e comercialização do mel da Serra do Caramulo, o certame é ainda pretexto para momentos de convívio e lazer a todos os que participam na festa. Neste sentido, estão programadas diversas actividades, desde um almoço convívio (porco no espeto com arroz de feijão), até às conversas sobre apicultura com técnicos especializados, provas de mel, exposição de fotografias, artesanato, pintura, gastronomia regional (doces regionais, bola de sardinha, pão com chouriço) e música tradicional.