O Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, elogiou em Mangualde o papel da autarquia no apoio aos empresários e na atração de novos investimentos. “É um exemplo perfeito para o que se deve fazer”, concluiu o membro do Governo no final de uma visita que efectuou ao tecido empresarial do concelho.
“Durante muito tempo, as autarquias andaram arredadas do apoio à economia e da atração de investimento. Contudo, nos últimos anos, talvez graças à crise que se passou, perceberam que também têm um papel fundamental para a manutenção e criação de emprego” reconheceu João Vasconcelos, numa jornada de trabalho que incluiu ainda a assinatura de contrato de promessa de compra e venda de um terreno para a construção de novas instalações, celebrado entre o Município de Mangualde e a Empresa Ernesto L. Matias, Lda. – Ferramentas Verdugo.
A nova fábrica será construída junto à E.N. 234, próximo da Adega Cooperativa de Mangualde, num investimento, entre 2,5 e 3 milhões de euros, que permitirá aumentar os seus colaboradores de 60 para 75. João Azevedo, presidente da Câmara de Manguialde, salientou a importância histórica desta empresa para o concelho e explicou que o exemplo dado pelo empresário João Matias “pode motivar outros empresários a serem empreendedores e a acreditarem neste território”.
“Estamos perante uma empresa criada em 1928, que passou por uma guerra mundial e por uma revolução e que deu com toda a certeza os passos certos para chegar agora à decisão de dar mais um passo importante modernização que lhe permite competir no mercado global”, lembrou o secretário de Estado da Indústria.
Na PSA Peugeot/Citroen Mangualde, João Vasconcelos inteirou-se do esforço feito nos últimos anos pela empresa à volta do projeto K9 (um novo veículo para as fábricas ibéricas da marca, com base numa plataforma mundial, e que deverá começar a ser produzida em 2018) e da constante aposta na inovação que representará, nos próximos dois anos, a criação de 50 projetos em colaboração com três estabelecimentos de ensino superior e nove empresas, num investimento de cerca de 10 milhões de euros.
João Vasconcelos, visitou ainda a têxtil CBI, onde ficou a conhecer o trajeto da empresa que começou em Mangualde com 29 funcionários e agora tem cerca de 350. A unidade fornece marcas como a Calvin Klein, Maximo Dutti entre outras de referência. O administrador Francisco Batista, adiantou ao secretário de Estado, que a empresa ainda vai crescer mais a curto/médio prazo e investir em outros sectores.
A «Costa Ibérica», uma unidade que se dedica à transformação da madeira, foi outra das empresas visitadas. No final, o secretário de Estado da Indústria participou no jantar/conferência que marcou a celebração do 15º aniversário da Associação Empresarial de Mangualde.