Maçã Bravo de Esmolfe inspirou12 bolos a concurso

Outubro 26, 2017 | Economia

O terceiro concurso de doces «Delícia da Bravo de Esmolfe», uma iniciativa que já certificou o «D. Bravo» como um dos doces característicos de Penalva do Castelo, levou ao Campo de Santo Ildefonso 12 bolos. O ingrediente principal e obrigatório é sempre a Maçã Bravo de Esmolfe. O primeiro prémio foi atribuído ao «Malum», de  Gabriela Araújo Cardoso Pina; o segundo ao «Crumble cremoso», de Elisabete Barbosa Fernandes Claro; e o terceiro à «Geleia de Maçã Bravo de Esmolfe”, apresentada pela Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo.

A secretária de Estado da Justiça. Helena Mesquita Ribeiro, reconheceu em Penalva do Castelo que a maçã Bravo de Esmolfe, cujo certame cumpria a 22ª edição, “ é a melhor maçã do mundo. Porque é um produto certificado com 300 anos de história, e porque tem aroma e sabor inconfundível”, argumentou, para concluir que o grande desafio está agora na sua “divulgação e internacionalização”.

A 22ª Feira da Maçã Bravo de Esmolfe, que decorreu no Campo de Santo Ildefonso, foi ainda pretexto para uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro ao presidente da Câmara de Penalva do Castelo. Teresa Bergher, vereadora naquele município, entregou a Francisco Carvalho uma Moção de Louvor aprovada pela Prefeitura, como “reconhecimento pelo dinamismo que este autarca tem vindo a evidenciar na promoção do concelho de Penalva e dos seus produtos mais emblemáticos”.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.