A gestora do Proder, Gabriela Ventura, deslocou-se ao concelho de Vouzela para visitar um conjunto de investimentos financiados por este programa de desenvolvimento rural. No limite das freguesias de Cambra e Ventosa, e acompanhada pela diretora Regional de Agricultura e Pescas do Centro, a gestora participou na cerimónia de lançamento da primeira pedra do açude da Malhada de Cambarinho, um ponto de água com capacidade para 20 milhões de litros e que auxiliará no combate aos incêndios e na compensação dos recursos aquíferos em situações de seca extrema. A obra terá um investimento superior a 200 mil euros.
Na freguesia de Queirã, Gabriela Ventura inaugurou as obras de recuperação do moinho pedagógico de Igarei e área envolvente, num investimento que rondou os 30 mil euros. “O dia de hoje foi uma jornada intensa, mas que permitiu ver no local a implementação dos investimentos financiados pelo Proder e ainda de auscultar os empresários que estão a investir no concelho”, referiu Rui Ladeira, presidente da Câmara de Vouzela.
“Orgulhamo-nos do trabalho que foi feito e queremos continuar a dinamizar projetos de modo a que possamos tornar o território mais humanizado e mais atrativo para os nossos jovens, tornando o interior do país mais desenvolvido e igualitário”, sublinhou o autarca.
Até junho de 2014, foram investidos, no âmbito do Proder, no concelho de Vouzela, mais de 21 milhões de euros, representando um total de 191 projetos aprovados. Destes, 115 dizem respeito a projetos de jovens agricultores, correspondendo a 14 milhões de investimento e 8 milhões financiados pelo Proder.
Também uma grande fatia do financiamento foi direcionada para a floresta, com 27 projetos aprovados e mais de 3 milhões de investimento. Já o investimento Leader (gerido pela Associação Dão Lafões e Alto Paiva) resultou em 23 projetos aprovados envolvendo cerca de 2,5 milhões de euros.
Os investimentos foram realizados pelo setor público e privado, tendo cabido ao Proder o financiamento de mais de 13 milhões de euros.