A Huf Portuguesa, unidade de componentes para automóveis sediada em Tondela, está a exportar toda a sua produção, destinando cerca de 85 por cento para o mercado europeu. A Alemanha, com 40 por cento, França com 19, Espanha com 15, e Eslováquia com 05 por cento, são os principais países importadores.
Os números foram revelados à Agência Lusa por Luís Miguel Costa, do gabinete de relações públicas e comunicação da Huf Portuguesa, para quem alguns países fora da Europa, como a Tailândia (04 por cento), Brasil e Argentina (03 por cento cada), “começam a ter alguma importância” na colocação de produtos da unidade fabril de Tondela, que emprega actualmente 338 funcionários.
O mesmo responsável avançou que a Huf Portuguesa atingiu em 2014 um volume de negócios de 76,5 milhões de euros, menos 1,2 milhões (1,5%) em relação a 2013. Para 2015, que “será um ano de transição” devido à perda de dois produtos e ao arranque de outros dois para um novo cliente «premium» – a Volvo -, Luís Costa prevê um volume de negócios semelhante a 2014. “A sua variação vai depender da evolução do sector automóvel no nosso principal mercado, que é o mercado europeu”, esclarece
A partir de 2016, a previsão aponta para um aumento de vendas, devido ao lançamento de novos produtos de clientes da empresa.
Criada em 1991, a Huf Portuguesa é uma empresa que pertence à Huf Hülsbeck & Fürst, com sede em Velbert, Alemanha.