Já está em funcionamento, no Mercado Municipal, o Gabinete de Apoio ao Agricultor de Viseu. O espaço, inaugurado a semana passada, resulta de uma parceria estabelecida entre o Município de Viseu, a Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) e a Associação de Criadores de Gado da Beira Alta (ACGBA). Entre outros serviços, a nova estrutura, com três técnicos especializados em permanência, passa a assegurar o apoio na procura de soluções de financiamento a empresas e empreendedores, nomeadamente no âmbito do futuro quadro de fundos comunitários.
“Com a criação deste gabinete é garantida à região uma porta aberta para o aconselhamento a agricultores e empresários do sector e de fomento do empreendedorismo rural na cidade-região”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, para quem a sua instalação no Mercado Municipal vem também “reforçar a atractividade do espaço”.
O Gabinete servirá ainda de ponto de entrega de candidaturas ao Instituto de Financiamento à Agricultura e Pescas (IFAP) e ao Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), e promoverá a iniciativa “Portugal Sou Eu” no concelho e na região. António Lopes, presidente da ACGBA, conclui que o novo serviço “vem concretizar uma velha aspiração dos agricultores de Viseu, que agora passam a dispor de uma «miniloja do cidadão», onde poderão tratar de todos os assuntos relacionados com a sua actividade”.
A inauguração do marcou o arranque da conferência “O futuro da agricultura no quadro 2014-2020”, no Orfeão de Viseu, numa organização do Município, em parceria com a Associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva (ADDLAP), a Associação de Criadores de Gado da Beira Alta, Escola Superior Agrária de Viseu, a Comissão Vitivinícola da Região do Dão e a Confederação dos Agricultores de Portugal.