O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho presidiu hoje, em Tondela, à inauguração do novo complexo logístico da Fresenius Kabi,situado em Santiago de Besteiros, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Divisão Farmacêutica e board member da Fresenius Kabi, Michael Schoenhofen. Trata-se de uma infra-estrutura destinada ao processamento, armazenamento, recepção e expedição de materiais e mercadorias inerentes à actividade industrial e comercial do grupo Fresenius Kabi em Portugal, que vai permitir uma melhoria significativa da eficiência e competitividade das operações de exportação, sustentando o plano de crescimento actual e futuro da actividade produtiva para os mercados externos.
Inserido num projecto parcelar de investimentos no valor total de 8 milhões de Euros, este novo Complexo é composto por 3 blocos interligados: o bloco 1, correspondente à área de expedição, com 5 cais de carga e descarga, o bloco 2, um bloco intermédio correspondente às áreas de picking para o mercado hospitalar e de ambulatório e com uma nova área administrativa e de suporte técnico e o bloco 3, correspondente à área de armazenamento com capacidade para armazenar cerca de 15.000 paletes.
O novo Complexo Logístico da Fresenius Kabi em Portugal é uma parte integrante do Plano de Desenvolvimento Estratégico 2012-2020 projectado para o complexo industrial de Santiago de Besteiros.
A Fresenius Kabi adquiriu a Labesfal em Janeiro de 2005, tendo transformado o seu complexo industrial no centro de competências mundial para o fabrico de antibióticos injectáveis. Este desenvolvimento fez da Labesfal o maior exportador nacional de medicamentos produzidos em Portugal, tendo como destino 77 países, ocupando a Europa o primeiro lugar em valor.
Com efeito, em apenas nove anos, a Fresenius Kabi / Labesfal registou um crescimento assinalável no nosso país, para o que contribuíram significativamente as exportações que passaram dos 3,5 milhões de euros de medicamentos exportados em 2004 para 98 milhões de euros em 2013.