Feira de São Mateus recupera tradições e regressa aos tempos áureos

Agosto 30, 2017 | Economia

A Feira de São Mateus, a celebrar este ano o seu 625º aniversário, está a catapultar o país. São recordes atrás de recordes, sobretudo no que à entrada de visitantes diz respeito. Em apenas 10 dias, os primeiros, quase 400 mil pessoas afluíram ao recinto. Um número que ganha maior relevância quando comparado com o milhão de visitas registadas em todo o período do certame de 2016. O que já em si foi também um recorde.

Mas nem só de entradas se fazem os recordes na feira. A capacidade hoteleira da cidade, também ela, atingiu em muitos casos os 100 por cento de ocupação. “A feira regressou ao seu tempo áureo e recuperou a sua alma cultural. O projecto de revitalização em que apostámos é um sucesso e apresenta resultados. Faremos de 2017 um certame memorável para a comunidade que já se reconciliou com a Feira e a para quem visita Viseu”, garante Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal.

Os recordes que são a prova do apreço crescente pela feira popular mais antiga da Península Ibérica, foram-se construindo logo a partir dos primeiros dias de realização. Segundo informações veiculadas pela Viseu Marca, entidade gestora, nos dois primeiros o total de entradas foi superior a 78 mil pessoas, mais 10 mil que em igual período do ano anterior. No dia inaugural quase 57 mil pessoas participaram no arranque oficial da festa ao som do concerto de AGIR.

A Viseu Marca assinala nos números registados “a forte afluência de emigrantes e de espanhóis”. “Estes resultados são promissores e coroam uma aposta, uma estratégia e muito trabalho, havendo todavia ainda muitos dias para feirar e uma forte programação cumprir”, afirma João Cota, presidente da entidade gestora.

Com um visual atractivo, a Feira de São Mateus lançou este ano quatro espaços que têm vindo a conquistar quem a visita: a Praça de Viriato é das mais procuradas, por oferecer um espaço ajardinado e fresco que tem sido uma autêntica coqueluche para gerações diferentes de visitantes. Mas não só aqui há inovação. Junto ao Multiusos, toda a gente entra para matar a curiosidade e saber como vai ficar o futuro «Viseu Arena». Um vídeo de promoção mostra como vai ser a futura sala de espectáculos construída a partir da requalificação do próprio edifício Multitusos. Um espaço que terá capacidade para acolher 5 500 pessoas e um conjunto diversificado de eventos.

No sector da gastronomia, destaque para os novos stands que acolhem as enguias da Murtosa, uma das principais tradições para quem acorre ao certame. Finalmente, um novo espaço relativo à memória e história da Feira, com uma sala de cinema histórico, tem atraído públicos de todas as idades, a quem é dada a possibilidade de saber como foram os primórdios de uma feira com 625 anos de existência.

“A Feira de São Mateus está outra vez na moda e reconquistou uma influência nacional”, considera o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques. “A aposta na revitalização da guardiã das feiras populares e o esforço pela sua continuada renovação, reflectem-se numa atractividade para todos os públicos”, reforça o presidente da Viseu Marca, João Cota.

Mas não é só a parte estrutural da Feira que a está a recolocar no mapa do país. Os eventos e a programação, têm-se afirmado como um dos motivos de grande atracção de visitantes, com propostas para todos os gostos e idades. Depois do concerto de AGIR, com recorde de entradas, da actuação de Paula Fernandes que realizou em Viseu um concerto único em Portugal Continental e de Diogo Piçarra, o concerto de Seu Jorge contabilizou, à sua conta, 21 mil pessoas. O picadeiro, anfiteatro natural que a organização recuperou de tempos idos, ficou cheio de gente. “Foi uma noite mágica e memorável”, entende o gestor da Feira de São Mateus, Jorge Sobrado. O responsável acredita que “a programação é atractiva e inclusiva para todos os públicos, e posiciona positivamente o certame no mapa nacional”.

O circuito de automóveis históricos com gincana e o Concurso dos Vestidos de Chita, foram dois eventos que também mataram saudades a milhares de pessoas. No caso do concurso dos vestidos de chita, a recuperação da tradição começou o ano passado, depois de estar 25 anos adormecida, e regressou com todo o glamour ao palco da Feira. Neste dia registaram-se 60 mil entradas.

Naquele que é o «ano oficial para visitar Viseu», a Feira de São Mateus vai prosseguir a sua marcha até 17 de Setembro, com múltiplas propostas culturais para oferecer a turistas e naturais.  Ao todo, e desde que iniciou, os eventos são mais de 120, entre concertos e outros espectáculos, sessões de cinema, cortejos alegóricos, desfiles populares, concursos tradicionais, passeios históricos, peddy papers, exposições e visitas guiadas à cidade.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.