Edp investiu 565 mil euros em Lamego no primeiro semestre de 2015

Novembro 4, 2015 | Economia

A EDP Distribuição, na linha do objetivo estratégico definido pela empresa para a generalidade dos municípios, garantiu, uma vez mais, um significativo contributo no reforço da qualidade do serviço técnico prestado no concelho de Lamego. Visando a sua prossecução, investiu neste concelho, só no primeiro semestre de 2015, um montante que ascendeu a cerca de 565 mil euros.

Segundo a empresa elétrica, o valor investido resulta do somatório de mais de 366 mil euros referentes ao investimento nas redes de alta tensão (AT), média tensão (MT), postos de transformação (PT), redes de baixa tensão (BT) e iluminação pública (IP) e de cerca de 199 mil euros dedicados à manutenção dessas redes.

Ainda segundo a EDP Distribuição e em resultado do esforço que tem vindo a desenvolver no sentido da consolidação da excelência do serviço prestado, nestes primeiros seis meses de 2015 foram executados 217 metros de rede de média tensão, construídos 7 novos postos de transformação, 8.639 metros de rede de baixa tensão e iluminação pública associada, 108 chegadas e instaladas 379 luminárias. Procedeu-se, ainda, à substituição de 259 lâmpadas.

No que respeita às principais obras executadas neste período, “sendo fastidiosa a sua discriminação exaustiva”, a EDP Distribuição identifica, como “as de maior relevância”: a construção da nova linha de média tensão para o posto de transformação em Lalim; ampliação da rede de baixa tensão e iluminação pública em Mazes, Chambana – Sé de Lamego e Mogueirães; modificação da rede de baixa tensão, iluminação pública e posto de transformação em Penude – Beirral, Samodães – Caminho Hotel, Lamego – Rua do Cantinho, Magueira, Aboadela – Cepões, Vale Claro – Penajóia, Lamego – Museu, Robalal – Ferreirim, Moimentinha – Cepões, Cambres, Lazarim, Santuário Senhora dos Remédios, Cepões, Varandas – Ferreiros e Barroncal; modificação da linha de média tensão posto de transformação e rede de baixa tensão em Ferreirim; e a remodelação dos postos de transformação do açude do Balsemão e Urbanização Amoreiras.

Ainda no que concerne às obras já concluídas acresce a substituição de 246 luminárias de vapor de mercúrio por vapor de sódio e a instalação de telecontagem em 88% dos postos de transformação e instalações de iluminação pública.

Já no que se refere às principais obras em curso e outras também em plano, a EDP Distribuição refere a conclusão da instalação de telecontagem nos postos de transformação do concelho, a continuação do programa de substituição de luminárias de vapor de mercúrio, a construção da nova linha de média tensão, posto de transformação e rede de baixa tensão e iluminação pública em Bigorne, a nova linha de média tensão para o posto de seccionamento do Instituto Politécnico e a requalificação das redes de baixa tensão e iluminação pública em Figueira e EN2 Escadório.

“O investimento de cerca de 565 mil euros efetuado neste primeiro semestre de 2015 é bem representativo do esforço permanente que esta empresa tem desenvolvido ao longo dos anos no sentido da consolidação do serviço de excelência que tem assegurado à população do concelho de Lamego”, conclui a EDP Distribuição.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.