EDP Distribuição, na linha do objetivo estratégico por si definido para a generalidade das autarquias locais, garantiu, uma vez mais, um significativo contributo no reforço da qualidade do serviço técnico prestado no concelho de Viseu, tendo, visando a sua prossecução, investido, só no primeiro semestre de 2015, um montante que ascendeu a mais de 1 milhão e 500 mil Euros. Um valor que resulta do somatório de perto de mais de 1 milhão de Euros referentes ao investimento nas redes de alta tensão (AT), média tensão (MT), postos de transformação (PT), redes de baixa tensão (BT) e iluminação pública (IP), e de mais de 500 mil Euros dedicados à manutenção dessas mesmas redes.
Segundo a EDP Distribuição, e em resultado do esforço que tem vindo a desenvolver no sentido da consolidação da excelência do serviço prestado, nestes primeiros seis meses de 2015 foram executados 2.812 metros de rede de média tensão, construídos 34 novos postos de transformação, 11.787 metros de rede de baixa tensão e iluminação pública associada, 163 chegadas e instaladas 210 luminárias.
No que diz respeito às principais obras executadas neste período ou ainda em curso e com conclusão prevista até ao final de 2015, sendo fastidiosa a discriminação exaustiva das mesmas, a empresa elétrica identifica somente as de maior relevância: a instalação das novas linhas de média tensão, posto de transformação, rede de baixa tensão e iluminação pública para Passos, Silgueiros, Quinta da Alagoa, Viso, Turbinela, e as novas linhas de média tensão para Avipassal e, também, para os postos de transformação de Gouveia e Campos.
Foi ainda ampliada a rede de baixa tensão e iluminação pública em Santos Evos, Remonde, Queirela, Bodiosa, Molelos e Quinta do Paúl – Rio de Loba, Quintela – Orgens, Queirela – Bodiosa, Casal – Lordosa, Rua Nuno Álvares Pereira, Bairro do Pego – Prime, Vila Chã do Monte, Couto de Baixo e Largo da Escola – Marzovelos.
De entre as inúmeras ações de recuperação/beneficiação de redes existentes, a EDP Distribuição destaca também a remodelação da rede de baixa tensão e iluminação pública em Rua Nova de Jugueiros, a remodelação da linha de média tensão para o posto de transformação em Bairro Santa Amélia – Abraveses, a remodelação de postos de transformação em Silgueiros, substituição do posto de transformação na zona industrial do Mundão, modificação da média tensão em Viso – Rio de Loba, modificação da linha de média tensão para o posto de transformação em Ranhados, e um sem número de modificações de redes de baixa tensão e iluminação pública de postos de transformação assim como, também, um número muito significativo de intervenções em postos de transformação. Em Mosteirinho foi remodelado o posto de transformação, e substituído o de Portela – S. Cipriano.
Em curso, entre outros investimentos, estão ainda as novas linhas de média tensão, postos de transformação, baixa tensão e iluminação pública Várzea Novais – Torredeita e na Quinta Sobreiras, a nova linha de média tensão para o Centro Escolar Viseu Estrela, e a remodelação do posto de transformação em Repeses. Entre as obras planeadas, estão a conclusão da instalação de telecontagem em todos os postos de transformação do concelho de Viseu, e o telecomando e remodelação do posto de transformação da Zona Industrial de Coimbrões.
“O investimento de mais de 1 milhões e 500 mil Euros efetuado neste primeiro semestre do ano em curso, é bem representativo do esforço permanente que tem desenvolvido ao longo dos anos no sentido da consolidação do serviço de excelência que tem assegurado à população do concelho de Viseu”, conclui a EDP Distribuição.