A Associação de Criadores de Gado da Beira Alta, em Rio de Loba (Viseu) está a sensibilizar os proprietários de terrenos nas margens do Rio Dão, para investirem em pastos que permitam a criação de ovelhas bordaleiras como forma de aumentarem a produção de leite para o fabrico do Queijo Serra da Estrela. Para o presidente da Associação, António Lopes, trata-se de uma boa oportunidade de negócio para esses mesmos proprietários, “face à crescente procura” deste afamado Queijo.
O anúncio foi feito na cerimónia de assinatura de dois protocolos, entre a ACGBA e a Câmara Municipal de Viseu. Um para apoiar o financiamento e manutenção das instalações da Associação, e outro para apoiar os produtores de gado com os custos decorrentes das medidas exigidas para a sanidade animal.
Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal, explicou que os 6.200 euros disponibilizados pela autarquia para o funcionamento da feira regional de gado, “vão permitir manter os preços” dos serviços prestados aos produtores que utilizam o parque de Rio de Loba e, ao mesmo tempo, “de incentivo a uma importante actividade económica para a região”, a exemplo do que acontece com os custos decorrentes da sanidade animal. Um apoio, diz o autarca, que “faz todo o sentido”.
Na mesma cerimónia, Almeida Henriques anunciou que está a ser estudada a possibilidade de melhorar o acesso ao parque onde decorre a habitual feira do gado. E promete, para breve, a apresentação do projecto final da ligação entre o Parque Empresarial de Mundão e a zona do Caçador, da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal.