O projeto Climber Hotel (uma startup de Nelas que reúne quatro jovens, traduzindo-se num software de apoio à gestão hoteleira que determina o pricing adequado às diferentes variáveis que condicionam a gestão diária de uma unidade hoteleira) foi o grande vencedor da primeira edição do concurso WANTED BUSINESS IDEAS, promovido pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIM Viseu Dão Lafões).
O segundo lugar foi atribuído ao projeto Gali Negro (ideia de dois irmãos de Vouzela, que passa pela produção de frangos de carne negra, visando a satisfação da procura asiática e a introdução na restauração gourmet deste tipo de produto) e o terceiro ao projeto Herd It (com origem em Ílhavo e execução pensada para a região Viseu Dão Lafões, prevendo o desenvolvimento e comercialização de sistemas de controlo de gado para otimização das atividades de pastorícia).
O primeiro classificado recebe um prémio no valor de 10 mil euros, incubação durante 24 meses numa unidade do território Viseu Dão Lafões beneficiando, gratuitamente, dos serviços dessa incubadora, além de um plano de capacitação em modelos de negócios, finanças, internacionalização, marketing, entre outras áreas. Os segundo e terceiro classificados são premiados com a possibilidade de serviço de incubação em formato idêntico, de 18 e 12 meses, respetivamente.
Este autêntico desafio ao empreendedorismo foi lançado pela CIM Viseu Dão Lafões, tendo gerado um total de 97 potenciais empreendedores, dos quais 12 disputaram a final desta sexta-feira, realizada no Auditório da AIRV – Associação Empresarial da Região da Viseu.
A participação registada no WANTED BUSINESS IDEAS excedeu largamente as melhores expetativas, comprovando a enorme apetência que neste momento existe para concretizar ideias de negócio, que muitas vezes se traduzem num (re)começo profissional e até no início de um novo projeto pessoal e de vida. De realçar ainda que mais de 33% das ideias sujeitas a concurso tiveram origem fora da região, o que ajuda a perceber o impacto transversal da iniciativa.