CIDEM alavanca economia em Mangualde

Abril 9, 2015 | Economia

É o mais recente e inovador projecto da Autarquia e “promete desenvolver a economia local”. Localizado na Rua do Grémio, o CIDEM – Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde, inaugurado a semana passada, para além de dar vida a um velho espaço recheado de história, “será um centro motivador, dinamizador e potenciador de empreendedorismo”. A convicção é do presidente da Câmara Municipal, João Azevedo, para quem o novo organismo “vai alavancar os diversos sectores económicos do concelho”.

O CIDEM «nasceu» da reconversão de um histórico edifício de 1905, o antigo Grémio, localizado no coração da cidade de Mangualde, doado à Autarquia pelos seus antigos membros. A nova estrutura empresarial, que tem como parceiros a Patinter SA, Felmica SA, Peugeot Citroen Automóveis Portugal SA e Sonae Indústria SA, representa um investimento de 500 mil euros, montante comparticipado em 85% por fundos comunitários.

“Pretendemos que funcione como um serviço de proximidade a jovens e menos jovens, que queiram criar o seu próprio negócio e contribuindo para a alavancagem do concelho”, sublinhou João Azevedo que acredita que este centro é também uma forma de “mobilizar os mais jovens, no sentido de tentar novas oportunidades, novos negócios através da inovação e criatividade, evitando que saiam do concelho”.

Na inauguração o presidente mangualdense destacou ainda o facto de Mangualde ser um concelho muito vocacionado para o sector empresarial, com grandes empresas nacionais. “No entanto, é necessário arranjar outras alternativas, novos negócios, que acredito que vão surgir rapidamente”, sublinhou João Azevedo.

A Aeroprotechnik – especialistas em inspecção e mapeamento aéreo com recurso a veículos aéreos não tripulados, é a primeira empresa a instalar-se no Centro empresarial e foi apresentada durante a sessão de inauguração. Fornece serviços na área da inspecção aérea em zonas de difícil acesso, caracterizando-se por serem mais seguros, mais rápidos, mais eficazes, com custos eficientes.

Ao abrigo deste projeto, Mangualde lança assim uma oferta integrada de acolhimento empresarial em espaço urbano, com gestão integrada, vocacionada para actividades centradas em serviços baseados na criatividade e novas profissões.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.