O Hotel Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, promove, no próximo dia 15 de Fevereiro, o evento “Queijo Serra da Estrela à Chef”, que juntará seis dos melhores Chefs com o objectivo de promover e valorizar o Queijo Serra da Estrela DOP. Ljubomir Stanisic, Miguel Castro e Silva, Miguel Laffan (chef com estrela Michelin), Vítor Claro, Rui Paula e Paulo Cardoso (chef residente) vão criar seis pratos que terão na sua base o Queijo Serra da Estrela certificado, compondo um menu de degustação elegante que servirá de pano de fundo a um debate sobre a revalorização do Queijo Serra da Estrela DOP, autêntico desde o século I.
Organizado numa parceria entre a Câmara de Penalva do Castelo e a Casa da Ínsua, o evento pretende sensibilizar o consumidor final para a importância da certificação do Queijo Serra da Estrela, única garantia da genuinidade do produto. A iniciativa irá ainda alertar para o facto de o Queijo Serra da Estrela só poder ser produzido na sua área geográfica, com leite de ovelhas da raça Serra da Estrela ou Churra Mondegueira, que pastam e dormem nesta região.
“A preservação do Queijo Serra da Estrela está em risco. Com esta iniciativa, a Câmara de Penalva do Castelo quer chamar a atenção para o potencial económico deste produto tradicional e único, que tem de ser preservado pelas entidades públicas e privadas e acarinhado pelo consumidor”, defende Francisco Carvalho, presidente da Câmara de Penalva do Castelo.
“É com muita honra que o Hotel Casa da Ínsua e a Visabeira Turismo e Imobiliária se juntam a esta iniciativa, que se insere na nossa política de valorizar e proteger o que é feito em Portugal com qualidade e tradição. A Casa da Ínsua está entre os produtores certificados a nível nacional de Queijo Serra da Estrela DOP. Com este evento poderemos acompanhar o percurso do Queijo Serra da Estrela desde o pasto, passando pela plantação de cardo e pela queijaria que foi construída na nossa propriedade, até ao prato – com o queijo a ser usado como produto de excelência/produto gourmet por seis dos melhores chefs portugueses”, refere Frederico Costa, presidente do Conselho de Administração da Visabeira Turismo e Imobiliária.
O evento, que prevê o acompanhamento da produção tradicional do Queijo Serra da Estrela, desde a ordenha ao prato, passando pela selecção e pastagem dos animais, cultivo do cardo, produção do coalho, cura do queijo e confecção do menu de degustação, irá ser seguido de um painel de discussão que terá o mote “Como revalorizar o Queijo Serra da Estrela” e contará com presença de representantes do sector e especialistas. Está também prevista uma sessão de prova-cega de Queijo Serra da Estrela promovida pelos produtores locais.