Câmara, IEFP e AIRV apoiam novos empreendedores em Tondela

Fevereiro 12, 2013 | Economia

Inseridas na estratégia de desenvolvimento e criação de riqueza no concelho, a Câmara Municipal de Tondela assinou recentemente com a AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu, e o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, um Pacto de Apoio ao Empreendedorismo que contempla investimentos na ordem dos 300 mil euros. Promovidos por duas dezenas de novos empreendedores que decidiram criar o seu próprio negócio aproveitando a totalidade do subsídio de desemprego, os investimentos vão privilegiar sectores diversificados como o comércio, construção civil, artes do espectáculo, serralharia, e fabrico de produtos farmacêuticos.

Para além de disporem da totalidade do subsídio de desemprego, os novos empresários passam ainda a beneficiar de uma ajuda complementar da Câmara de Tondela e da AIRV, fruto do protocolo estabelecido entre as duas entidades. A primeira através da cedência de um espaço no edifício dos Paços do Concelho, e a segunda a disponibilizar um técnico para acompanhar os novos investidores na fase inicial de implementação dos respectivos projectos.

Para o presidente da Autarquia tondelense, Carlos Marta, as “excelentes parcerias” estabelecidas com a AIRV e o IEFP, vê, ao encontro da determinação do executivo a que preside, em dar resposta aos problemas das populações e das empresas, num “trabalho solidário e sem protagonismos, sobretudo num período tão difícil e complicado para o tecido empresarial”. “Para resistir à crise, é fundamental este tipo de cooperação”, salientou o autarca, que enalteceu também a “coragem e determinação dos novos empreendedores”.

Na cerimónia de apresentação dos novos projectos, Carlos Marta enumerou algumas iniciativas que apoiam o empreendedorismo de base local, nomeadamente a baixa de impostos e taxas municipais, a boa rede de infraestruturas viárias e ambientais. “E, acima de tudo a proximidade entre autarcas e empresários, que encontram no Município um apoio permanente na resolução de pequenas dificuldades”.

João Cotta, presidente da AIRV, sublinhou, na mesma cerimónia, a importância do apoio inicial às empresas, dando como exemplo o seu próprio percurso de empresário, a partir da criação de uma micro-empresa que hoje, 12 anos depois, é líder de mercado da área em que opera. Em representação do IEFP, Pedro Amaro desafiou os novos empreendedores a apostarem permanente na formação e qualificação, e a usarem instrumentos que o Instituto de Emprego tem ao dispor da comunidade, como forma de se valorizarem pessoal e profissionalmente.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.