A Câmara Municipal de Viseu quer “dar o exemplo aos munícipes” e reduzir em 25 por cento os consumos de água nos seus serviços centrais e infraestruturas. “O município quer dar um salto em frente na sua sustentabilidade ambiental, mas desafia toda a comunidade a assumir a sua quota-parte”, sublinhou Joaquim Seixas em conferência de imprensa, apelando a “uma atitude ecológica e racional, especialmente no consumo de água, mas também no consumo de energia”.
Segundo o vice-presidente da Autarquia, que elege a eficiência energética e sustentabilidade ambiental como “uma prioridade do executivo para o concelho”, é possível reduzir os consumos de água naqueles locais e equipamento colectivo, se os utentes colaborarem neste esforço. O autarca dá como exemplo os consumos de quase um milhão de litros/ano nos serviços da Câmara e Assembleia Municipal, e dos quase sete milhões de litros nos balneários do Fontelo.
A Câmara Municipal de Viseu vai avançar, ainda este ano, com a elaboração de um diagnóstico e plano de intervenção para a ecoeficiência das infraestruturas municipais. O objectivo é sensibilizar os munícipes para um comportamento de consumo colectivo mais racional, mais económico e mais sustentável” e, no futuro, fazer, um «up grade» dos equipamentos e dispositivos de consumo”, estando já a preparar candidaturas aos fundos do novo quadro comunitário de apoio, enquanto decorre uma campanha específica de sensibilização para um comportamento mais amigo do ambiente nos principais equipamentos de consumo.