Câmara de Sernancelhe apoia instalação de empresas

Fevereiro 12, 2013 | Economia

Com o objectivo de “incentivar o empreendedorismo e estimular a economia local e regional”, a Câmara Municipal de Sernancelhe deliberou apoiar, até 50 por cento do valor, a compra de frações (já com pavilhões construídos) no Parque Empresarial do Picoto, em Ferreirim.

Com as obras de construção dos lotes concluídas e várias empresas já instaladas, o Parque Empresarial de Ferreirim apresenta, para além dos lotes construídos, uma localização privilegiada e condições únicas para os empresários. Pegando no exemplo de um pavilhão que custou ao Município, por exemplo, 154 578,39 euros, um empresário que cumpra os critérios estabelecidos no Regulamento do Picoto despenderá de apenas metade: 77 289.20 Euros. Se optar pela renda de uma destas frações, o custo mensal rondará os 257.90 Euros.

“Dificilmente um empresário poderia, em qualquer parte do país, construir um pavilhão por um preço tão reduzido e muito menos começar a laborar em condições tão especiais como a Câmara Municipal possibilita”, reconhece o presidente da Autarquia, José Mário Cardoso.

No parque, que recebeu empresários mesmo antes de estar concluído, estão já instaladas empresas do ramo automóvel, agrícola, construção civil e, dentro em breve, começarão atividades ligadas ao fabrico de materiais para a construção. De destacar a deslocalização para este Parque da Empresa Frusantos, uma referência do setor da recolha, transformação, importação e exportação de produtos agrícolas no nosso País e que, em 2012, foi distinguida com o prémio PME Excelência.

O Parque Empresarial do Picoto, uma obra do Município de Sernancelhe, tem capacidade para cerca de duas dezenas de empresas, procurando cotar-se como um espaço impulsionador da economia local e regional. A construção dos pavilhões custou 1.269 028,18 euros, cabendo ao Município de Sernancelhe 729 691, 20 Euros, financiado em 539 336, 98 euros no âmbito o QREN – Programa Operacional do Norte ON2. Contudo, a criação de condições para se poderem acolher empresas obrigou a um investimento superior a 2,5 milhões de Euro.

O Parque Empresarial do Picoto localiza-se a curta distância da cidade de Viseu e Lamego. Para empresas que se dediquem à exportação, importa lembrar que a Estrada Nacional 226 é uma das principais vias de ligação a Vilar Formoso e, consequentemente, a Espanha, pelo que o Parque dista apenas 30 minutos do IP2 – troço de acesso à A25.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.