Câmara de Penalva do Castelo vai criar queijaria municipal

Fevereiro 24, 2014 | Economia

A Câmara Municipal de Penalva do Castelo pretende criar neste concelho uma queijaria municipal e um armazém de produtos agrícolas. Objectivo, “proporcionar aos pequenos produtores adequadas condições de laboração do queijo e ainda o escoamento dos excedentes dos agricultores pelas IPSS”. O projecto foi anunciado pelo presidente da Autarquia, Francisco Carvalho, no decorrer da XXIII Feira/Festa do Pastor e do Queijo, um certame que conheceu este ano uma projecção mediática invulgar, sobretudo devido às seis horas de transmissão em direto do programa televisivo “Aqui Portugal” (RTP1), a partir de Penalva do Castelo.

Uma dúzia de queijarias licenciadas e outros queijeiros presentes naquele certame, comercializaram milhares de quilos de queijo. Durante o dia, foi possível visitar as exposições de pintura e trabalhos escolares patentes na Biblioteca e na Câmara Municipal. Quatro dezenas de expositores, entre instituições, queijeiros, adegas, produtores de fumeiro, e artesanato, aproveitaram também para promover e escoar os seus produtos.

A directora Regional da Agricultura encorajou os pastores e queijeiros a continuarem aquelas actividades, desafiando os jovens a apostarem na agricultura e a aproveitarem os incentivos financeiros do novo quadro comunitário de apoio.

O certame incluiu ainda a iniciativa “Sabores de Penalva” à qual aderiram estabelecimentos de restauração concelhios, que proporcionaram uma prova de queijo aos clientes, acompanhada da maçã Bravo de Esmolfe, e visitas acompanhadas a uma queijaria.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.