Câmara de Nelas compra terrenos e aprova novos investimentos

Julho 3, 2015 | Economia

A Câmara Municipal de Nelas aprovou a compra de 70 000 m2 de terrenos para expansão da Zona Industrial da Ribeirinha em Canas de Senhorim, aquisição que se soma à compra anteriormente aprovada de mais de 75 000 m2 para ampliação e cedência na Zona Industrial 1 de Nelas, e de 20 000 m2 para ampliação da Zona Industrial do Chão do Pisco.

A compra de terrenos em Canas de Senhorim à família Machado Miranda contempla ainda 760 m2 para construção de um arruamento na Rua do Farol. Com a aquisição agora concretizada de mais de 165 000 m2 de terrenos na totalidade para fins industriais em todo o concelho desde a tomada de posse em final de 2013, o atual executivo assumiu já compromissos para pagar mais de 260 mil euros.

Empresas como os “Aquinos”, a “LusoFinsa”, a “Movecho”, a “Borgstena”, a “Biorramos”, a “Batista e Loureiro” e, mais recentemente, a “Azurmetal “Covercar” foram destinatários de terrenos para efetuarem o desenvolvimento dos seus projetos de investimento. Na mesma reunião extraordinária foram ainda aprovadas as minutas de dois protocolos a celebrar com estas duas últimas empresas, sendo que à primeira foi deliberado ceder 11 000 m2 em Nelas e à segunda 12 000 m2 na Zona Industrial de Canas de Senhorim. As duas empresas, com necessidade de expansão, evitam assim uma deslocalização que chegaram a ponderar, em especial a “Covercar”, para outros concelhos e regiões do país, e até para Marrocos.

Numa primeira fase, a “Azurmetal”, empresa da área da construção de estruturas metálicas e serviços inerentes, vai construir um pavilhão de 2 000 metros de área coberta. Um investimento a iniciar em Outubro deste ano e a concluir durante o ano de 2016, com 55 trabalhadores.

Em Canas de Senhorim a “Covercar”, empresa do setor dos componentes para a indústria automóvel, vai iniciar a construção de um pavilhão de 4 000 m2 de área coberta, devendo o mesmo entrar em laboração em Junho de 2016, prevendo a empresa empregar entre 80 e 100 trabalhadores para corresponder às suas encomendas da indústria automóvel, entre as quais a das coberturas, entre 2017 e 2024, para o novo modelo da “Autoeuropa”.

Em comunicado, a Câmara de Nelas conclui que em 20 meses, aprovou a aquisição de mais terrenos do que ao longo dos dois mandatos anteriores. “O que seguramente está na base de criação de mais de 1000 postos de trabalho novos e na queda de mais de 34 por cento no numero de desempregados, em sectores como a indústria, agricultura e turismo, fazendo-o de forma harmoniosa em todo o concelho”.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.