Avança o alargamento da Reserva Botânica de Loendros em Vouzela

Julho 17, 2012 | Economia

O Município de Vouzela está empenhado em dimensionar a Reserva Botânica de Loendros, em Cambarinho, freguesia de Campia, através da criação de uma área protegida de âmbito local, que irá possibilitar o alargamento da reserva dos actuais 23 para 412 hectares, considerando assim toda a área do concelho.

Em recente visita ao «santuário» dos Loendros, o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, mostrou-se sensível à pretensão da Autarquia de Vouzela, com o governante a garantir o seu “apoio, motivação e empenho” para que este projecto, que visa a preservação do valor botânico e da biodiversidade dos loendros, “seja bem sucedido”.

Nesta visita esteve também em análise a construção da Barragem de Portovelha, um projecto há muito ambicionado pelo concelho de Vouzela, que irá permitir criar uma área de regadio de 400 hectares, beneficiando os agricultores de Paços de Vilharigues, Ventosa e Cambra.

“São duas questões de grande impacto local, para as quais tivemos do senhor secretário de Estado um sinal positivo. Muito embora a construção da Barragem de Portovelha seja uma questão financeira, actualmente sem disponibilidade por parte do Governo, esta poderá ser encaminhada em termos de fundos comunitários”, acredita o presidente da Autarquia, Telmo Antunes.

“Porque se trata de um projecto com potencial, para além do regadio, o Município terá que encontrar, dentro do quadro de instituições interessadas, a entidade promotora desse empreendimento para depois “a enquadrar nos programas de financiamento, nomeadamente o Proder”, concluiu Daniel Campelo.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.