O Município de Viseu acaba de lançar a nova APP e o novo site do MUV. Com a nova aplicação e a entrada em funcionamento do «Telebus», os utentes dos transportes coletivos, têm agora, na palma da mão, novas ferramentas de consulta, informação e utilização. “O nosso sistema de transportes é agora mais simples, integrado e inovador, com funcionalidades que confirmam o posicionamento de Viseu como smart city”, sublinhou a Presidente da Câmara, Conceição Azevedo, na apresentação da aplicação e novo site do MUV.
Marcar uma viagem de Telebus, saber a localização dos autocarros em tempo real, carregar passes e bilhetes pré-comprados, descobrir o melhor trajeto para realizar uma viagem de transportes públicos e saber previamente se há lugares vagos nos parques de estacionamento da cidade são algumas das funcionalidades agora à disposição dos viseenses.
“O Telebus é a grande novidade da APP. É o sistema de transporte a pedido para as freguesias de baixa densidade”, sublnhou o vice-presidente da Câmara Municipal, João Paulo Gouveia.
Com a APP e através do novo site do MUV, os utilizadores podem agendar viagens entre o centro da cidade e determinados pontos das Freguesias de Calde, Cavernães, Côta, Ribafeita, S. Pedro de France e União de Freguesias de Barreiros e Cepões. Selecionam o ponto de partida e de destino desejados, decidem se querem partilhar a viagem e dirigem-se ao ponto de partida na data marcada. No final da viagem, pagam ao condutor.
O Telebus também está disponível para os utilizadores que não possuam acesso à internet ou um smartphone. Neste caso, devem solicitar a ajuda da respetiva Junta de Freguesia para efetuar o registo na plataforma do MUV. A partir do registo, os utilizadores passarão a poder agendar estas viagens via chamada telefónica.
“Inicialmente, o serviço vai funcionar através dos nossos taxistas, que para integrarem o sistema devem contactar a Berrelhas, Empresa de Camionagem”, acrescentou João Paulo Gouveia.
No que toca aos autocarros, a APP mostra aos utilizadores a localização dos veículos em tempo real. Também permite a consulta dos horários e das paragens de todas as linhas concelhias e urbanas. É também possível carregar passes e bilhetes pré-comprados na APP, função que promove a digitalização e simplificação deste procedimento.
Na nova plataforma, o Município dá também “mais um passo na evolução do MUV Park”. A partir de agora é possível consultar a localização, lotação, horários e tarifas dos Parques e Zonas de Estacionamento do centro da cidade. No caso dos Parques fechados, é possível consultar os lugares disponíveis em tempo real.
No que toca ao MUV Bike, a aplicação mostra os troços da Rede Urbana de Ciclovias, cuja primeira fase de construção já se encontra a decorrer. Futuramente, o Município implementará o serviço de “Bike Sharing”, que também funcionará através da aplicação. Permite ainda consultar os pontos de interesse turístico da cidade e saber quais os que se encontram mais próximos da localização atual de quem a utiliza. O mesmo acontece para os postos de combustível da cidade, incluindo os respetivos horários.
“A versatilidade da APP vê-se no facto de servir utilizadores e ‘não utilizadores’ do MUV, para além de turistas e visitantes. É útil a todos os públicos”, concluiu João Paulo Gouveia.
Para utilizar a APP, o utilizador só precisa de a descarregar para o seu smartphone e registar-se. É gratuita e possui uma versão para Android e outra para iOS.
O sistema foi desenvolvido pela Softinsa em estreita articulação com o Município de Viseu. A empresa é especialista em serviços de gestão e desenvolvimento de aplicações e é uma subsidiária da IBM, que possui um Centro de Inovação em Viseu.