“Esforço, dedicação, empenho e uma aposta clara na qualidade dos produtos, reconhecida pelos críticos da especialidade, júris dos concursos e, sobretudo, pelos clientes”, têm sido, segundo a direcção da Adega Cooperativa de Mangualde (ACM), factores determinantes para a obtenção de vários prémios dos vinhos ali produzidos, a nível nacional e internacional.
Entre as distinções mais recentes, a ACM destaca a Medalha de Ouro na categoria IV com a casta Touriga Nacional e a Medalha de Prata na categoria II com vinhos de lote, ambas no 50º Concurso «Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor»; e a Medalha de Prata com o vinho Adega de Mangualde Branco 2011, esta no III Concurso «Os Melhores Vinhos Engarrafados do Dão».
Já Na VIII edição dos «Prémios Arribe» onde participaram 507 vinhos a concurso com apenas 134 premiados, de 31 Denominações de Origem de Portugal e Espanha a ACM conquistou 3 medalhas de prata com os vinhos: Adega de Mangualde tinto 2010, Castelo de Azurara reserva 2010, e Foral D. Henrique garrafeira 2007.
A “gestão rigorosa” que tem sido praticada pela direcção da adega, presidida por António Mendes, valeu também à ACM a atribuição de PME líder 2012. E, com o Natal às portas, a adega promete ainda algumas novidades nos seus produtos, com destaque para o lançamento da marca «Castelo de Azurara – Touriga Nacional 2010.