O lançamento de um vinho comemorativo já em Abril, e a produção, por crianças portadoras de deficiência, de rótulos para 50 garrafas (dez por cada década), são algumas das iniciativas programadas até Dezembro pela Adega Cooperativa de Mangualde (ACM) para assinalar meio século de actividade. As comemorações, que arrancaram com um colóquio promovido em parceria com a Confagri e uma sessão de abertura com mais de 200 pessoas, irão privilegiar a componente social e a sustentabilidade ambiental.
Segundo o presidente da direcção da ACM, António Mendes, o vinho comemorativo dos 50 anos, a lançar em Abril, será um tinto topo de gama, produzido a partir da touriga nacional. Já em relação à produção de rótulos para 50 garrafas, o responsável sublinha a importância social do protocolo celebrado com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu. “Vamos propor (às crianças portadoras de deficiência) o desenho de cinco rótulos diferentes para garrafas de 3 litros, que depois serão vendidas em leilão, revertendo a receita para aquela Associação”, explica António Mendes.
O dirigente anunciou ainda a realização de um conjunto de actividades de carácter mensal em algumas das localidades onde a ACM possui o maior número de associados, entre os 751 inscritos, nomeadamente em Alcafache e Fornos de Maceira Dão, no concelho de Mangualde.