ADDLAP aprova projectos de 1,4 milhões

Março 24, 2014 | Economia

A Associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva (ADDLAP), que abrange os concelhos de Viseu, Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva e Vouzela, vai apoiar 17 projectos de investimento, resultantes de outras tantas candidaturas aprovadas, num montante global de 1,4 milhões de euros, com um financiamento comunitário de 880 mil euros. João Paulo Gouveia, presidente da Associação e vereador da Câmara Municipal de Viseu, sublinha que este será, “muito provavelmente, o último grande pacote de investimentos aprovado neste ciclo de financiamento”.

Segundo o responsável, 2014 será um ano decisivo para a execução e fecho de muitos projectos, razão pela qual, sublinha, “a prioridade será executar e executar bem, face à necessidade de definição de uma nova estratégia para o desenvolvimento local, que corresponda aos desafios da Europa 2020 – um crescimento mais inteligente, sustentável e territorialmente mais inclusivo – no próximo ciclo de fundos estruturais que irá vigorar até 2020”.

No concelho de Viseu serão apoiados sete projectos, que incluem a recuperação da Capela de Santa Luzia, em Silgueiros, remodelação e criação do polo de informática e audiovisuais do Centro Social de Torredeita, e o transporte de pessoas com mobilidade condicionada da Associação de Moselos. Em Vouzela foram aprovados apoios ao restauro do teto da igreja de São Julião e à construção de polidesportivos em São Miguel do Mato e Alcôfra, e para uma microempresa em Fatunços.

Em de S. Pedro do Sul os apoios vão para a aquisição de uma viatura de 17 lugares pela Associação de Solidariedade Social de Lafões, e para a modernização e expansão da atividade de uma empresa de Várzea e, em Vila Nova de Paiva, para o projecto do Museu de Arqueologia do Alto Paiva, para um roteiro turístico e cultural, e para uma albergaria que usará energias renováveis.

A educação ambiental e o desenvolvimento económico são as duas áreas privilegiados no plano de actividades programado pela ADDLAP para o ano em curso.

No período de 2010 a 2013 a ADDLAP aprovou um total de 114 investimentos, no valor de 11,5 milhões de euros, com um financiamento comunitário de sete milhões, que permitiram a criação de cerca de 120 postos de trabalho.

DIOCESE DE VISEU FAZ LEVANTAMENTO DO PATRIMÓNIO RELIGIOSO EM 60 PARÓQUIAS

A apresentação dos projectos de investimento aprovados pela ADDLAP decorreu no Paço Episcopal de Viseu, onde Fátima Eusébio, responsável pelo Departamento de Bens Culturais, fez o ponto da situação em relação ao levantamento e inventariação do património religioso em 60 paróquias no território abrangido pela Associação. Um trabalho iniciado em Maio de 2012, a registar já entre 60 a 70 por cento de execução no terreno, e que a responsável espera ver concluído até ao final do verão.

Apoiado pela ADDLAP, o levantamento em curso, que culminará com a sua introdução numa base de dados que poderá ser consultada por investigadores, abrange tudo o que tenha valor patrimonial, desde os edifícios à própria envolvente, até às alminhas, cruzeiros e festas. “Sem conhecermos o que temos, é muito difícil fazer uma programação futura, seja numa perspectiva religiosa ou de atractividade de pessoas ao território”, sublinha Fátima Eusébio, para quem este trabalho é fundamental para iniciativas a desenvolver no futuro, nomeadamente a realização de exposições.

“O património religioso local das nossas freguesias é um activo que deve ser protegido, conhecido e valorizado no turismo e na cultura”, reconhece o presidente da ADDLAP, João Paulo Gouveia, para concluir que este levantamento “exprime um das facetas mais importantes do espírito e da estratégia da Associação: valorizar os recursos do território e usá-los como um activo para a economia, o turismo e o emprego”.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.