A ADD – Associação de Desenvolvimento do Dão entregou nas cerimónias de abertura da 23ª edição da Feira do Vinho do Dão em Nelas, 34 dos 38 contratos assinados, relativos aos projectos aprovados nos últimos avisos de concursos do Eixo 3 do PRODER, medidas 3.1 e 3.2..
A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar Vieira de Brito, da gestora do PRODER, Patrícia Cotrim, dos presidentes do municípios da ADD, Joaquim Bonifácio (Aguiar da Beira), Borges da Silva (Nelas), João Azevedo(Mangualde), Francisco Carvalho (Penalva do Castelo), Alexandre Vaz(Sátão), do representante da CCAM Vale do Dão e Alto Vouga Vítor Gomes (membro do Órgão de Gestão), e do presidente da Assembleia-geral da ADD,Vítor Pires.
Foi possível nos últimos avisos de concurso viabilizar investimentos num total de 2,9 milhões de euros com um apoio público do PRODER e Estado Português no montante de 1,7 milhões de euros.
Os projectos aprovados abrangem diversas áreas socio económicas, desde serviços de saúde humana e animal, passando pela recuperação de património, turismo em espaço rural, restauração, manutenção industrial, jardinagem e serviço social.
Com os últimos avisos de concurso encerrados foi possível aprovar um total de 135 projectos envolvendo um investimento total de 13,3 milhões de euros com uma despesa pública associada de 8,2 milhões de euros.
Com este investimento prevê-se a criação directa de 200 novos postos de trabalho.