A Câmara Municipal de Viseu vai investir, entre apoios financeiros diretos (700 mil euros) e isenções relativas à utilização de instalações e equipamentos desportivos, cerca de um milhão de euros no desenvolvimento desportivo do concelho. Os contratos-programa celebrados com 31 instituições, em cerimónia realizada na sede da Junta de Freguesia de Ranhados, abrangem mais de 3 500 atletas e um total de 19 modalidades.
Segundo a Autarquia, o investimento agora protocolado, representa um aumento de mais de sete por cento (51 mil euros) face a 2014, estendendo-se o apoio a mais 330 atletas e a duas modalidades em relação ao mesmo ano.
Cerca de 50% daquele investimento destina-se a apoiar o desporto federado. Pela primeira vez, o Município de Viseu apoiará o desporto não federado, em escalões jovens, nomeadamente 343 atletas de sete clubes e em cinco modalidades. Uma política que visa ainda “estimular o desporto adaptado no concelho, a participação de jovens atletas do género feminino, e a formação desportiva nas freguesias periurbanas e rurais”.
Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, anunciou a intenção e a vontade da Autarquia em encontrar um parceiro com quem possa articular a criação, nos próximos anos, de uma secção de desporto adaptado. Objectivo, “responder às necessidades e procura existente neste segmento”.