O Grupo Desportivo de Tondela escolheu o Parque Urbano da cidade para se apresentar aos adeptos e simpatizantes, e reiterar os objectivos que irão nortear todo o grupo de trabalho naquela que será a estreia da equipa na Liga de Honra e, consequentemente, no futebol profissional português. Perante as cerca de quatro centenas de apoiantes que marcaram presença naquele espaço emblemático, treinador, jogadores e direcção, prometeram “muito trabalho e dedicação” numa época que se avizinha “longa e competitiva”.
Não defraudar as expectativas e a confiança depositada num plantel com muitos reforços (ver caixa), é o propósito de todo o grupo de trabalho. Para isso, “vamos ter que nos adaptar rapidamente a uma prova na qual pretendemos manter um constante equilíbrio ao longo das 42 jornadas, defrontando cada adversário de uma forma inteligente e estratégica”, garantiu o treinador Vítor Paneira, uma semana após o início dos trabalhos de preparação em Tábua.
“Este será o «ano zero» para o Grupo Desportivo de Tondela”, vaticina o técnico, que promete o “máximo empenho de toda a equipa para honrar as cores do Clube e torná-lo ainda mais forte”.
O mesmo objectivo é corroborado por Márcio Sousa, a cumprir a terceira época consecutiva no Clube. Falando em nome de todos os colegas, o capitão garantiu que a equipa vai trabalhar “com os pés assentes no chão” perante uma nova realidade na história do Clube, vincando, no entanto, que todos irão trabalhar de forma a fazer um “campeonato tranquilo” e, se possível, “chegar ainda mais longe”.
Numa cerimónia que contou com a presença do reeleito presidente da Associação de Futebol de Viseu (AFV), José Alberto Ferreira, que augurou ao GD de Tondela “uma época excelente e sem percalços”, o presidente Gilberto Coimbra deixou a certeza de que o Clube não vai entrar em “loucuras”, garantindo contudo que irá empenhar num campeonato “absolutamente tranquilo” pás as hostes tondelenses.
PLANTEL COM MUITAS CARAS NOVAS
Com a chegada do avançado Dyego Sousa (ex-Leixões), o Grupo Desportivo de Tondela contabiliza até ao momento um total de 12 reforços, assim distribuídos:
Guarda Redes: Bruno Sousa (ex-Oliveirense) e Armando (ex-Mirandela).
Defesas: Edson (ex-Beira-Mar) e Pedro Araújo (ex-Trofense).
Médios: Ericson (ex-Mirandela), Fábio Pacheco (ex-Paços de Ferreira), Tiago Barros (ex-Beira-Mar) e Cândido Costa (ex-Arouca).
Avançados: Diogo Fonseca (ex-Aves), Luís Carlos (ex-Portimonense) ,Tiago Carneiro (ex- Moreirense) e Dyego Sousa (ex-Leixões).
ESTÁGIO DO TONDELA EM TÁBUA REFORÇA RELAÇÕES ENTRE OS DOIS MUNICÍPIOS
Com o relvado do Estádio João Cardoso em obras de remodelação, o Grupo Desportivo de Tondela iniciou em Tábua os trabalhos de preparação para a época que marca a estreia do Clube na Liga de Honra. Uma escolha que é motivo de justificado “orgulho” para o concelho, e vai ao encontro da política de dinamização desportiva em que está empenhado o executivo a que preside”, reconheceu o presidente da Autarquia tabuense, Mário Loureiro, na sessão oficial de boas vindas ao grupo de trabalho liderado por Vítor Paneira, realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tábua.
Num concelho que tem acolhido estágios “bem sucedidos” de vários clubes, alguns da primeira divisão, Mário Loureiro espera que os trabalhos de preparação do Tondela em Tábua sejam também o «trampolim» para uma época de sucesso da equipa na Liga de Honra. Com a vantagem, sublinha o autarca, desta presença servir ainda para “potenciar e rentabilizar das excelentes instalações desportivas e condições logísticas” existentes na sede do concelho.
Carlos Marta, presidente da Câmara Municipal de Tondela, realça o “excelente relacionamento pessoal e institucional” entre os dois Municípios, e considera que o arranque dos trabalhos do GDT nas “magníficas instalações desportivas de Tábua”, fruto da “pronta disponibilidade” manifestada pela Câmara Municipal nesse sentido “constitui um bom prenúncio para a concretização dos objectivos do Tondela num campeonato que se avizinha difícil”.