O programa «Saúde em Dia-Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela» foi selecionado pela Comissão Europeia (DG Health and Food Safety European Commission), num conjunto de 12 projetos, para estar presente no Workshop de mercado do SGPP sobre as práticas recomendadas “Nutrição e Atividade Física”.
O Município de Tondela vai estar representado no “Steering Group on Promotion and Prevention marketplace workshop on nutrition and physical activity best practices”, nos dias 15 e 16 de março, em Ispra-Itália.
As conclusões desta participação no workshop de mercado do SGPP sobre as práticas recomendadas “Nutrição e Atividade Física” serão refletidas no Seminário Exercício Físico, Saúde e Bem-Estar”, que terá lugar a 17 de março, em Tondela.
O programa, designado “Up-to-date Health – Running and Walking Tondela” foi destacado como sendo a melhor prática em Portugal, com validação do CHRODIS-Joint Action on Chronic Diseases and Promoting Healthy Ageing across the Life Cycle, levando em consideração o conselho do JANPA-Joint Action on Nutrition and Physical Activity.
Para que tal fosse possível, o consórcio Ageing@Coimbra, ao qual o Município de Tondela pertence, bem como o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, foram as Instituições nacionais que contribuíram para este reconhecimento Europeu.
Em 2015/2016, o programa “Saúde em Dia-Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela” foi considerado “Boa-Prática” e publicado no relatório Europeu CHRODIS, em conjunto com mais dois projetos Portugueses, tendo sido selecionados de entre 41 projetos de “Boas-Práticas” de 13 Países Europeus (https://www.sns.gov.pt/noticias/2016/03/21/boas-praticas-de-promocao-e-prevencao-de-doencas-cronicas/).
Trata-se de um reconhecimento muito honroso para o programa “Saúde em Dia-Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela” e para a instituição promotora – Município de Tondela, assim como para todos os parceiros: ACES Dão Lafões e as Unidades de Saúde locais (USF Cândido de Figueiredo Canas de Santa Maria, UCSP Campo-Caramulo de Campo de Besteiros; UCSP Tomaz Ribeiro de Tondela, UCC Tondela); Labesfal-Fresenius Kabi (com quem o Município de Tondela tem um protocolo de apoio e colaboração) , Juntas/Uniões de Freguesias e Movimento Associativo (que coordenam e desenvolvem projetos locais; para todos os técnicos envolvidos) e participantes.
Os participantes são, aliás, os principais beneficiários de um programa que visa “combater o sedentarismo, a solidão e o isolamento” promovendo, a prática regular de exercício físico orientado, a formação para uma alimentação mais saudável e um envelhecimento mais ativo e saudável, para os cidadãos seniores do concelho de Tondela.