O “enorme serviço prestado ao andebol português, constituindo-se como polo de desenvolvimento numa região onde é difícil oferecer alternativas desportivas de qualidade” foi uma das razões invocadas pela Câmara Municipal de Lamego para fundamentar a atribuição da Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro ao Andebol Club de Lamego. Uma distinção que ganhou um simbolismo especial porque foi entregue aos seus dirigentes durante a gala que celebrou o 25º aniversário desta coletividade que desenvolve uma política desportiva “toda virada em prol de jovens atletas”.
Fundado em outubro de 1990, o Andebol Club de Lamego junta-se assim a outras instituições culturais e desportivas locais que viram a excelência do seu trabalho reconhecido publicamente por este Município. A deliberação municipal realça, sobretudo, a “capacidade demonstrada no setor da formação, expressa na conquista de um vasto número de títulos nas categorias, minis masculino, infantis masculinos, iniciados femininos e masculinos, juvenis femininos e masculinos, juniores masculinos e seniores masculinos”. Francisco Lopes, Presidente da autarquia, entregou a António Manso, fundador e Presidente da Direção do Andebol Club, este galardão perante centenas pessoas – dirigentes, jogadores e massa associativa-, que lotaram por completo o magnífico Teatro Ribeiro Conceição. “Passados 25 anos, estamos seguros do trabalho que desenvolvemos. Somos hoje uma referência tanto a nível regional como nacional”, enfatiza António Manso.
O programa de comemorações do aniversário do Andebol Club de Lamego incluiu ainda a apresentação pública do livro “Do sonho à realidade – 25 anos de História”, da autoria de Jorge Almeida, a inauguração da ampliação da sede da associação e a celebração de uma missa no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, presidida por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego.