Carlos Marta vai gerir alta competição em Portugal

Setembro 7, 2013 | Desporto

Depois de uma carreira marcante nos relvados, no dirigismo desportivo e, nos últimos doze anos, como presidente da Câmara Municipal de Tondela, o antigo futebolista Carlos Marta acaba de ser nomeado presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, onde já foi empossado no cargo. Uma missão que abraçou com entusiasmo, respondendo desta forma ao repto que lhe foi lançado para dinamizar e rentabilizar, de forma global, os Centros de Alto Rendimento (CAR) em Portugal.

«Queremos aproveitar o quadro comunitário de apoio de 2014/2020 de forma a atrair recursos financeiros que permitam a internacionalização dos centros de alto rendimento e trazer riqueza para o país. Não só na promoção dos centros mas também na possibilidade de fazermos grandes eventos desportivos», garantiu Carlos Marta, que assumiu estar «bem preparado» para responder a este desafio.

“É este o momento certo para dar um impulso decisivo, um rumo decisivo, uma aposta decisiva na rentabilização destes centros de alto rendimento, não apenas na perspectiva estritamente desportiva, mas numa perspectiva de rentabilização da economia do desporto”, afirmou naquela cerimónia o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, citado pela Agência Lusa.

Em Portugal existem actualmente 11 centros de alto rendimento, estando mais três em fase de conclusão. A Carlos Marta cabe agora a tarefa de coordenar todo um trabalho de rentabilização destes equipamentos que, entre outras medidas, passará pelo envolvimento de autarquias, federações e Estado, e pela captação de novos parceiros privados.

“Temos de ter capacidade para reconquistar alguns dos parceiros que ao longo dos últimos anos deixaram a Fundação, de forma a atrair mais investimento e recursos para o desenvolvimento do desporto e da alta competição”, reconhece Carlos Marta, que destaca ainda a “importância de uma relação estratégica” entre o organismo que vai dirigir com o Turismo de Portugal e também com a Agência para o Investimento Externo de Portugal (AICEP)”.

Carlos Marta, que preside também à Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões, foi jogador de futebol profissional, tendo alinhado pelo Clube Desportivo de Tondela, passando depois por Mangualde, Académico de Viseu, União de Leiria, Marítimo e Académica de Coimbra. Marcou em Alvalade o golo que valeu a vitória histórica do Académico de Viseu frente ao Sporting.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.