Uma equipa da Escola Secundária Alves Martins, em Viseu, vai participar, entre os dias 14 e 21 deste mês de Novembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, na final mundial de «F1 in Schools», depois de se ter sagrado vice-campeã nacional da especialidade no concurso nacional realizado em Famalicão. João Neto, professor e mentor da equipa «Spectrum», constituída por seis alunos que desenharam e construíram o «minibólide» que tem feito furor a nível nacional, lamenta a “falta de apoios” para suportar os custos da deslocação.
Apesar dos esforços desenvolvidos junto de várias empresas, no sentido de garantir o dinheiro necessário para suprir os custos da deslocação e estadia, a equipa apenas conseguiu, ao longo dos últimos meses, “angariar 8.000 dos 12.000 euros necessários para assegurar uma presença, “que é também representativa de Viseu e da região, numa final mundial”.
“Vamos ter, nós e as nossas famílias, de suportar a diferença”, acrescenta João Neto, que espera, até à data da partida, conseguir mais patrocínios que minimizem as despesas de deslocação aos Emirados Árabes. A equipa é constituída por Jorge Wolfs (team manager); Renato Campos (research manager); Miguel Neto (graphic designer); João Carvalho (design engineer); Duarte Frazão (manufacturing engineer); e João Neto (team mentor).
A equipa «Spectrum» da Alves Martins vai participar na final mundial de «F1 in Schools», com um carro F1, em miniatura, de cerca de 20 centímetros de comprimento e oito de largura, construído através de software Cad 3D, neste caso «Solid Works 2014». A sua maquinação recorreu a maquinaria CNC (fresa controlada por computador).