Mais grupos e mais praticantes. Em 2014 foram 1.812 e em 2015 são 2.023 os inscritos na nona edição da «Actividade Sénior» que arrancou em Fevereiro no concelho de Viseu, para se prolongar até ao mês de Dezembro. Inserida no programa «Viseu Sénior» da Câmara Municipal, a actividade cumpre assim os três objectivos estabelecidos no início do projecto: superar os dois mil inscritos, estender as actividades às 25 freguesias, e criar grupos com três aulas por semana. Os protocolos com as entidades (freguesias, instituições e associações) parceiras foram assinados nas instalações do Orfeão de Viseu.
Para além do número de inscritos na edição deste ano, a «Actividade Sénior» regista também, em relação a 2014, um aumento do número de parceiros envolvidos, com mais 10 instituições, que totalizam agora 55, e mais 14 grupos, num total de 96. “Viseu está no topo a este nível”, conclui o presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, para quem o “sucesso e o padrão de qualidade até agora atingido pela iniciativa, associados à cooperação da rede de parceiros envolvidos “não será fácil agora superar”.
Na cerimónia de assinatura dos protocolos, nomeadamente com a Escola Superior de Educação de Viseu, que tem desempenhado um “papel fundamental” no sucesso da «Actividade Sénior», Almeida Henriques sublinhou a importância de uma iniciativa que, através da actividade física, promove não apenas a qualidade de vida dos seniores do concelho com mais de 55 anos, como também a sua inclusão social. “Os resultados alcançados permitem concluir que o concelho “deve ser olhado como um exemplo a nível nacional”, reconhece o autarca, que releva ainda o facto de todas as freguesias estarem agora envolvidas no projecto.
O investimento da Autarquia no projecto ronda os 200 mil euros. “Para aqueles que dizem que isso é estar a investir demasiado, é importante lembrar que não é despesismo investir naqueles que estão a envelhecer, através de uma actividade que, para muitos, permite poupar nas farmácias e nos médicos”.