À terceira foi de vez. Depois de duas épocas consecutivas a militar na III Divisão Nacional, o Académico de Viseu voltou a dar uma alegria aos adeptos que nunca desistiram de apoiar a equipa, aos dirigentes que de forma persistente, e algumas vezes contra tudo e contra todos, sempre acreditaram e, sobretudo, a um grupo de trabalho que nunca perdeu de vista este desfecho: a subida à II Divisão Nacional.
A festa dos campeões da III Divisão Série C, começou no final do último e decisivo encontro que o Académico disputou em S. Pedro do Sul. O golo de Helder Rodrigues, apontado aos 72 minutos, perante um adversário que vendeu cara a derrota, foi a gota de água que haveria de transbordar no Rossio, em Viseu, onde e equipa academista, técnicos e dirigentes, foram recebidos e aplaudidos pelos adeptos que aguardavam a sua chegada.
Já no Salão Nobre dos Passos do Concelho, onde os «heróis» foram recebidos pelo presidente da Câmara, Fernando Ruas, num momento que fez recordar alguns dos bons velhos tempos do Clube, o autarca reconheceu que o Académico “deu mais uma grande alegria não só à cidade como ao concelho”, não poupando nos elogios à “honestidade e persistência” do presidente, António Albino, sem as quais não seria possível a concretização da subida do Clube à II Divisão Nacional.
Enquanto o presidente do Académico não regateou também nos agradecimentos ao apoio da Câmara Municipal de Viseu, o treinador Lima Pereira não escondeu também o seu “orgulho” pelo contributo que deu a este momento de festa daquele que já foi o Clube mais representativo da região.
Desde que iniciou a caminhada nos Distritais, em 2006/2007 – quando alterou a designação de Clube Académico de Futebol para Académico de Viseu Futebol Clube -, o Académico acabou por subir à II Divisão Nacional em 2008/2009, para no final da mesma época descer à III Divisão. Uma travessia que duraria mais três épocas. A última foi – quem sabe? -, o início de uma outra caminhada que pode vir a recolocar o Clube nos lugares que já deteve no panorama do futebol nacional. (Foto Rui da Cruz)