“Alvorecer da Imprensa de Tondela” é o título do livro da autoria do jornalista Zé Beirão, que foi apresentado no último sábado, dia 20 de janeiro, no Mercado Velho de Tondela. José Valle de Figueiredo, diretor do jornal mais antigo do distrito de Viseu – a Folha de Tondela – procedeu à apresentação da obra, que considera ser “também ela História”. “Aqui recordamos tudo quanto vivemos, já que as publicações referidas, disso mesmo deram fé, razão e fidelidade”, apontou.
Já o presidente da Câmara de Tondela, realçou que esta obra, que o autor levou cerca de seis anos a compilar, é um importante instrumento para a história local. “Não por ser um livro histórico ou sociológico, mas porque retrata a voz da população. A imprensa local era a porta-voz da população””, sublinhou José António Jesus, que se congratulou ainda por, “128 anos depois, o concelho ter órgãos de comunicação ao serviço da informação, pluralidade e consciência interventiva”.
O autor do livro, Joaquim Duarte Pereira – que todos conhecem por Zé Beirão – destacou que o seu mais recente trabalho aborda “um século de história na imprensa de Tondela”, sendo evocado aquele que considera ser o fundador do jornalismo em Tondela, Alexandre de Castro Coelho.
A complementar o lançamento do livro, o autor tem patente até 17 de fevereiro, no Mercado Velho de Tondela, uma exposição de fotografias e desenhos.