Desporto, música, moda, dança, teatro e cinema. O programa «Viseu Naturalmente, que decorre até ao mês de Setembro, está recheado de actividades e espectáculos para todos os gostos e idades, sem que para isso viseenses e visitantes tenham que pagar um cêntimo sequer. A animação, que percorre diversos locais da cidade e do concelho, inclui este ano o «1.º Festival de Jazz de Viseu» que, durante quatro dias (18, 19, 20 e 21 de Julho), se irá repartir pelo Parque Aquilino Ribeiro, comboio turístico, Conservatório Regional de Música, Lugar do Capitão, Maria Xica e The Brothers Bar.
A programação que arrancou ontem, até 16 deste mês, com a Festa das Freguesias no Parque Aquilino Ribeiro (um dos palcos privilegiados das actividades), tem como pontos altos, para além do Festival de Jazz, o final da Volta a Portugal em Bicicleta a 18 de Agosto, com a meta instalada na avenida da Europa; a exposição de dois exemplares do Foral D. Manuel existentes na Biblioteca Municipal, integrada nos 500 anos do Foral a Viseu; V Mostra Social (21 e 22 de Junho); Feira de Tradição Viva com um tributo a Hilário (28, 29 e 30 de Junho) e Feira de Artesanato Urbano (4 a 21 de Julho); a Adro Moda (14 de Julho) na escadaria da Igreja dos Terceiros; e ainda a iniciativa «Jardins Efémeros» que, na sua terceira edição, promete animar todo o centro histórico de Viseu.
Nos espectáculos musicais, destaque para o musical «A Pequena Sereia» no mercado 2 de Maio (27 de Junho), que acolherá também a 2 de Julho o concerto de João Bota e o espectáculo «A Vida é um Cabaret», de Maria João Abreu, a 11 de Julho; Magno Concerto do Coro Mozart (29 de Junho) e actuação de António Zambujo (13 de Julho) no Adro da Sé; e para o recital de ópera no Teatro Viriato, a 5 de Julho, com Carla Caramujo.