Viriato inspira I Feira e Mercado Lusitano em Viseu

Março 29, 2017 | Cultura

É também, e sobretudo, uma homenagem a Viriato. E o mote que leva a Escola Secundária de Viriato e a Câmara Municipal de Viseu, a organizarem a I Feira e Mercado Lusitano, que decorre junto ao monumento do guerreiro de 31 de Março a 2 de Abril. Um evento histórico-cultural, que conta já com a adesão de 107 mercadores oriundos de todos os pontos do país (com destaque para o Porto) aprovado pela Autarquia no âmbito do Programa de Apoio Directo à Cultura e Criatividade.

A organização pretende, com esta iniciativa, “prestar uma grande homenagem a Viriato, patrono da Escola e herói da Lusitânia / Castelo de Portugal, recriando, tanto quanto possível, a vida desta região nos meados do século II a.c., através da venda exclusiva de comida, bebidas e artesanato. Destaque para a presença de um expositor de Marrocos e outro do Egipto.

A animação conta com a participação especial e permanente da Companhia «Viv´Arte e dos grupos Girafoles e Os Maravilas (de Vila Nova do Campo) e Pifaradas e Gaitadas de Unhais (Serra da Estrela).

A I Feira e Mercado Lusitano envolve toda a comunidade educativa da Secundária de Viriato, com a participação especial de um grupo de alunas do 3.º ciclo e do ensino secundário (dança) e de alunos dos cursos profissionais. Foram ainda convidadas todas a escolas / agrupamentos de Viseu e concelhos limítrofes.

“Esperamos que seja a primeira de muitas feiras deste género. Para além da homenagem a Viriato, iniciativas como esta servem também para projectar a Escola para o exterior”, sublinha Carlos Alberto Oliveira, director da Secundária de Viriato.

“Este é um projecto que mereceu, desde a primeira hora, o empenho e o interesse da Câmara Municipal de Viseu. Tem tudo para dar certo e tudo para continuar no futuro”, assegura a vereadora Odete Paiva, que elogiou a “ousadia” da Escola em evocar, desta forma, “uma das figuras maiores desta região”.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.