«Um olhar sobre as origens» no McDonald´s Viseu

Dezembro 9, 2013 | Cultura

A iniciativa é inédita a nível nacional. Ao longo dos próximos 12 meses, duas entidades de Viseu, uma privada – o Restaurante McDonald´s na Praça Paulo VI – e outra pública – o Instituto Português da Juventude e Desporto (IPJD) – vão mostrar à comunidade os tesouros patrimoniais, culturais e associativos de todo o distrito. «Um olhar sobre as origens», é o título da exposição que irá permanecer em simultâneo nos dois espaços até 2014, a envolver na iniciativa os 24 concelhos, com duas semanas dedicadas a cada um deles.

Por “razões afectivas”, justifica Rui Moiteiro, franquiado em Viseu do restaurante McDonald´s, o concelho de Tondela, que preenche todo o mês de Dezembro, abriu o ciclo da exposição «Um Olhar sobre as Origens». Pedro Adão, vereador da Cultura, sublinha o “significado e a forma” deste envolvimento por parte da Câmara de Tondela, um concelho que se assume como “uma referência do associativismo cultural a nível regional”.

“É com prazer o orgulho que nos associamos a um projecto que pretende dar a conhecer o património do distrito de Viseu junto dos nossos consumidores. O restaurante McDonald´s de Viseu Drive abre assim as suas portas à cultura local, mostrando o orgulho no seu património e nas pessoas que o representam”, congratula-se Rui Moiteiro, que espera contar com o envolvimento de todas as autarquias na divulgação dos seus projectos culturais e artísticos.

Presente na abertura da exposição «Um Olhar sobre as Origens», o director Regional do Centro do IPJD, José Cardoso, conclui que as duas entidades, “estão a corresponder e dar resposta, nesta iniciativa conjunta, à dinâmica do movimento associativo de que o distrito de Viseu é exemplo a nível nacional”, relevando assim a “abertura do Mc Donald´s de Viseu a um novo tempo”.

A exposição dedicada a Tondela integra onze fotografias do concelho, patentes no restaurante McDonald´s – um espaço que reserva ainda momentos de animação aos domingos com artistas do concelho – e, na sede do IPJV (ao Fontelo), mostras de artesanato, trajes, objectos característicos e de actividades desenvolvidas pelas associações culturais e desportivas.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.