Será desta a recuperação da Casa de Aristides Sousa Mendes?

Julho 5, 2013 | Cultura

No passado dia 20 de Junho, teve lugar em Cabanas de Viriato, mais uma homenagem a Aristides de Sousa Mendes, o cônsul de Portugal em Bordéus que salvou cerca de trinta mil pessoas das perseguições e dos campos de concentração nazis, incluindo 15 a 20 mil judeus, a quem passou vistos de entrada em Portugal, desobedecendo ás ordens expressas de Salazar, o que lhe valeu ter acabado  a vida na miséria.

Estiveram na Casa do Passal, num encontro organizado pela Fundação Aristides de Sousa Mendes e a Sousa Mendes Foundation, criada em 2010 nos EUA, alguns descendentes das pessoas salvas pelo cônsul, para inaugurar uma instalação de Eric Moed, um arquitecto dos EUA, de 25 anos, que descobriu há pouco tempo que o seu avô tinha sido salvo por Aristides. Moed, adaptou o seu projecto de arquitectura de fim de curso para concorrer a um concurso internacional de criatividade, com um desenho da Casa do Passal com uma espécie de minimuseu, contando a história do cônsul português.

O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto, enviou uma mensagem anunciando que os trabalhos de restauro da Casa do Passal, classificada como monumento nacional em 2011,  irão começar em breve, com financiamento do QREN. Será desta?…

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.