Numa parceria entre a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e o Município de Sever do Vouga, contando com o apoio do Turismo de Portugal, está criada a MEG Rota do Megalitismo da Região Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga. O projecto, que representa um investimento de 300 mil euros, propõe-se desenvolver uma nova oferta turística regional partindo de um dos valores endógenos mais emblemáticos de Viseu Dão Lafões: os monumentos megalíticos.
Esta rota, que conta com um total dos vinte e seis dólmens, treze dos quais Monumentos Classificados, tem início em Viseu permitindo assim estruturar um percurso circular que irá funcionar em articulação com outras rotas já existentes.
Está ainda prevista a colocação de sinalética informativa e direcional, a edição de um roadbook em quatro idiomas, a edição de um desdobrável; um filme documentário e um teaser, a produção de infopoints a colocar nas sedes de concelho por onde a rota passa; a criação de um pequeno Centro Interpretativo sobre a Rota na Escola de Carvalhal de Vermilhas, em plena Serra do Caramulo; a criação de uma APP de realidade aumentada e uma plataforma web (site).
Nas palavras do presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Rogério Abrantes, este território concentra o maior conjunto do mundo de dólmens com pinturas. “Na medida em que o património megalítico começa a ganhar importância como produto turístico, a aprovação, pelo Turismo de Portugal, da Rota do Megalitismo da região Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga, inscreve-se como fator decisivo na confirmação de toda esta região como destino turístico de excelência”, conclui.