«Rede Cultural Viseu Dão Lafões» promete verão animado

Julho 5, 2017 | Cultura

«Cinema ao ar livre», «O Pequeno Grande Polegar», «Campanalogias Beirãs», «Fibras Longas», e «Contas de Baco», são os espectáculos que ao longo dos próximos três meses vão chegar aos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões. Uma programação em rede que tem como intervenientes a ACERT, de Tondela, o Teatro Viriato e o Cine Clube de Viseu, Binaural/Nodar, de S. Pedro do Sul, e o Teatro Regional da Serra do Montemuro, de Castro Daire

Cofinanciada pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 para durar ao longo dos próximos três anos, a «Rede Cultural Viseu Dão Lafões» foi apresentada na Senhora do Castelo, em Vouzela. Uma escolha que, para Rui Ladeira, autarca local, “reconhece o trabalho cultural que ao longo dos últimos anos tem sido feito neste concelho”.

Na conferência de imprensa que deu a conhecer a programação da «Rede Cultural» nos primeiros três meses, o presidente da CIM, José Morgado Ribeiro, justificou que na região já havia “bons exemplos” de serviços partilhados noutras áreas. “Sendo estas estruturas culturais um pilar estruturante neste esforço conjunto de promoção territorial, concluímos que o seu envolvimento neste projecto também poderia dar certo”, concluiu.

Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, não tem dúvidas que a parceria estabelecida com estruturas culturais de “referência nacional e internacional, confere uma excepcional garantia de sucesso” da programação. “Pela sua qualidade, profissionalismo, conhecimento do território, reconhecimento e experiência de trabalho em rede, temos a sorte de ter estas instituições no terreno”, sublinhou o responsável,

Mangualde foi o primeiro concelho a acolher, no último sábado, “O pequeno grande polegar”, do Trigo Limpo Teatro ACERT. Trata-se de um espetáculo de teatro de rua que envolve engenhos cénicos de grande porte e que tem como personagem principal um menino brincalhão (uma marioneta gigante).

Segue-se, ainda em Mangualde, a 14 de Julho, a estreia do espectáculo de arte sonora e «video mapping» em espaço público “Campanologias beirãs”, da Binaural/Nodar, que promete pôr os sinos das igrejas e das capelas “não a tocar, mas a cantar”.

O «Cinema ao ar livre», do Cine clube de Viseu, arranca no concelho de Vouzela, a 11 de Julho, com «O Principezinho», de Marc Osborne. O mesmo concelho acolhe a 22 de Julho a estreia do espectáculo «Fibras Longas» apresentado pelo Teatro Viriato, com obras musicais e coreografias inspiradas nos sons e movimentos do ciclo do linho

«Contos do Baco», um espectáculo que combina a música com o vinho, é um espectáculo a apresentar em locais e datas ainda a definir.

A «Rede Cultural Viseu Dão Lafões» tem como objectivo central a consolidação de uma programação cultural em rede, que integrará cerca de 36 eventos, num total de cerca de 457 representações nos 14 municípios da região.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.