Quinta da Cruz assume estatuto de centro de arte contemporânea

Março 2, 2017 | Cultura

Aberta ao público em Agosto de 2014, e depois de um percurso que identificou definitivamente o perfil deste espaço cultural, a Quinta da Cruz, em S. Salvador, ganha agora o estatuto de Centro de Arte Contemporânea. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, num balanço às actividades desenvolvidas em 2016 e apresentação da programação para 2017.

Ao longo destes dois anos e meio, a Quinta da Cruz, enquanto espaço cultural e pedagógico, contabilizou 19 mil visitantes até Dezembro de 2016, 15 exposições e 203 iniciativas até Janeiro deste ano. “Este percurso permite augurar que continuaremos a consolidar este espaço como um centro de arte contemporânea”, reconhece Almeida Henriques.

Na apresentação do plano de actividades para 2017, que iniciou já com a exposição dos artistas plásticos Ângelo Ribeiro, João Macedo e Moisés Tomé, do grupo «Escultura de Raíz», a vereadora da Cultura, Odete Paiva, destaca a exposição do artista Rodrigues da Costa, patente a partir de 25 de Março; a segunda edição do Festiva das Artes, entre os dias 23 e 28 de Maio em parceria com a Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV); e as Jornadas Europeias do Património de 25 a 27 de Setembro.

Uma nova exposição de Serralves, «A minha casa é a tua casa», chega a Viseu também em Setembro para mostrar obras de artistas contemporâneos sobre a hospitalidade e o urbanismo.

Worshops, encontros, cursos e conferências, oficinas e actividades para toda a família, integram ainda o conjunto de acções para 2017 na Quinta da Cruz, tirando partido dos protocolos estabelecidos com a Fundação de Serralves, APECV e Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 700 de S. Salvador, que garantiram já várias exposições e formações junto da comunidade de Viseu.

Os programas dedicados aos mais pequenos e às famílias são também reforçados. Há «sábados em família» – um sábado por mês -, horas do conto, oficinas artísticas, jogos e outras actividades que aproveitam a envolvente natural da Quinta da Cruz.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.