«Primavera em Viseu» recheada de sabores e emoções

Março 25, 2013 | Cultura

Em Abril e Maio a cidade de Viseu vai estar particularmente animada com acções para todos os gostos e idades. Desde a «Via Sacra», interpretada pelo grupo «Ondas do Campo», no arranque, já no próximo domingo, do «Viseu Naturalmente – Primavera 2013», passando pelo VI Festival de Música, Rota do Rancho e do Vinho do Dão, até aos Jogos Desportivos, a programação é intensa, diversificada, e recheada de emoções. Com muita música, teatro, dança, desporto… e gastronomia, entre as áreas mais contempladas.

Um dos pontos altos da «Agenda de Ações – Primavera.2013» promovida pela Câmara Municipal de Viseu em parceria com várias instituições e colectividades, é o VI Festival de Música da Primavera de Viseu, a decorrer de 12 a 18 de Abril, com o envolvimento dos professores e dos cerca de 500 alunos que frequentam o Conservatório Regional de Música. “E a verdadeira festa da música para os alunos”, sublinha o director, José Carlos Sousa, para quem a “parte mais visível do Festival” serão os concertos à noite, com a actuação, em vários palcos da cidade, de orquestras e grupos, e a utilização de instrumentos, como a guitarra, o clarinete, piano e acordeão.

“Desmistificar a música clássica e erudita”, através de concertos pedagógicos dirigidos às crianças do primeiro ciclo do ensino básico, é também um dos objectivos propostos pelo Conservatório Regional de Música ao longo de um Festival “feito por pessoas de Viseu para pessoas de Viseu”. O programa inclui ainda um concurso de instrumentistas, cujas finais decorrem de 15 a 19 de Abril, às 18,30 horas, na Pousada de Viseu.

Outra iniciativa que também já se afirmou no panorama dos eventos viseenses, é a «Rota do Rancho e do Vinho do Dão» (de 27 de Abril a 1 de Maio), que o ano passado registou a adesão de mais de quatro dezenas de restaurantes. Lançado inicialmente apenas como Rota do Rancho, o evento passou depois a associar o vinho do Dão, alargando a Câmara Municipal à Comissão Vitivinícola Regional do Dão e à UDACA as parcerias que já detinha com a Associação Comercial e o Regimento de Infantaria de Viseu.

O Dia Mundial da Teatro, a 27 de Março, será assinalado nas instalações do «Lugar Presente», e em associação com vários grupos e associações que actuarão em vários pontos da cidade: «AJAPA» na Rua Formosa; «Zunzum» nos autocarros dos STUV; «Tribal» na Praça da República; Teatro de Viseu – Academia de Dança, na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva; e «Grusévis» em frente ao mercado 2 de Maio. No auditório Mirita Casimiro, em Maio, repete-se o Festival de Teatro Jovem, a cumprir a décima quarta edição, com um curso intensivo de artes cénicas.

Academia de Dança de Viseu, Escola de Artes de Viseu, Lugar Presente, e Street Gym, são as colectividades envolvidas na Festa da Dança que, durante dois dias (29 e 30 de Abril), assinalam também o Dia Mundial da Dança. As actividades contemplam aulas abertas no Teatro Viriato, que será também o palco da festa final de apresentação das escolas presentes e convidadas.

Na área desportiva surge também o arranque, a 20 de Abril, da maior movimentação desportiva do concelho e da região; os «Jogos Desportivos de Viseu», que prometem juntar, a avaliar pelos números de edições anteriores, mais de três mil atletas a competir em quase três dezenas de modalidades. A que se junta ainda a «Actividade Sénior» para pessoas com mais de 55 anos, que se irá prolongar até Novembro.

Outras iniciativas aproveitarão a rede municipal de museus para a sua realização. São os casos do Museu do Linho, em Várzea de Calde, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, Casa do Miradouro, Museu Almeida Moreia, e Museu do Quartzo.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.