Criado para homenagear o comendador Armando de Almeida Fernandes (1917-2002), a edição deste ano do prémio que leva o seu nome distinguiu o trabalho de Armando Norte. Instituído pelos municípios de Lamego e Ponte de Lima, este galardão é destinado a reconhecer e incentivar estudos de investigação em História Medieval Portuguesa, tendo já sido atribuído a profissionais de inegável mérito e rigor científico.
A sessão pública de entrega do «Prémio A. de Almeida Fernandes», realizada no Salão Nobre do Teatro Ribeiro Conceição, contou com a presença de ilustres convidados que recordaram e homenagearam o escritor lamecense. Este ano, os membros do júri decidiram, por unanimidade, galardoar a obra “Letrados e Cultura Letrada em Portugal – Secs. XII e XIII”, tendo em conta “a importância da temática, a segurança da estruturação e a solidez das fontes e metodologia”. O júri também deliberou a atribuição de uma menção honrosa ao trabalho “Martyrologium Lamecense (texto e comentário)”, da autoria de Paulo Barradas.
Reconhecido por reputadas instituições académicas, nomeadamente a Academia Portuguesa de História, o «Prémio Armando de Almeida Fernandes» já conquistou o reconhecimento dos historiadores nacionais, facto comprovado pela apresentação a concurso de um número crescente de trabalhos.