«A Corda», apresentada pelo Grupo «Paramonte», foi a curta-metragem vencedora da primeira edição das «48h Short Media», um concurso promovido pela Escola Profissional Mariana Seixas (EPMS), arrebatando o Grande-Prémio no valor de 1300 euros. Os restantes participantes revelaram também bastante qualidade na apresentação dos seus trabalhos finais.
Na Gala final, realizada nos jardins do Solar do Vinho do Dão, foram visualizadas as doze curtas-metragens produzidas e realizadas ao longo de todo o fim-de-semana pelos cerca de sessenta participantes de todo o país. O Júri constituído por Nuno Rocha, António Homem Cardoso, Margarida Oliveira e Pedro Albuquerque premiou também os trabalhos finais dos seguintes grupos nas diferentes categorias: Melhor Cartaz (Paramonte), Guião (Coletivo 5), fotografia (Paramonte), Website (Shortframe), Design (Paramonte) e sonoplastia (Maxfilmes).
Américo Nunes, vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu reforçou a importância deste tipo de iniciativas que vêm marcar a agenda cultural da região projetando o nome da cidade, associado à capacidade criativa e de excelência dos projetos desenvolvidos pela Escola Profissional Mariana Seixas.
“As indústrias criativas têm um papel fundamental no desenvolvimento do país e a cidade de Viseu esteve assim na génese e divulgação de todo o seu potencial histórico e patrimonial”, conclui também o presidente da EPMS, Gonçalo Ginestal.